Marvel Studios Marvel Studios

Artistas de efeitos visuais da Marvel votam com unanimidade pela sindicalização

As equipes de efeitos visuais (VFX) do Marvel Studios votaram de forma unânime por sua sindicalização junto ao IATSE (Aliança Internacional de Empregados do Cinema).

Com suas negociações avançando desde agosto, a votação foi conduzida Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA, e o sindicato classificou a votação como uma “inovação histórica” para a indústria de de efeitos visuais. Agora, o IATSE precisa marcar uma reunião com a Marvel para negociar o primeiro contrato que sejam benéficos para os trabalhadores também.

Enquanto isso, a equipe de efeitos visuais da Walt Disney Pictures também está votando junto ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas e os primeiros resultados desta reunião devem surgir no dia 2 de outubro deste ano.

“Para esses trabalhadores de efeitos visuais, parabenizo vocês por sua vitória histórica. Sua bravura, determinação e unidade são um farol para os trabalhadores não apenas de efeitos visuais, não apenas de entretenimento, mas de todos os setores deste país e de outros lugares. Entraremos em negociações com a Marvel e Disney com apoio total de nossa forte aliança [composta por mais de] 170.000 pessoas. Sua luta é a nossa luta”, disse o presidente internacional da IATSE, Matthew Loeb.

As trabalhadores de VFX da Marvel agora se juntam aos diretores de arte, operadores de câmera e som, editores, cabeleireiros e maquiadores, figurinistas, supervisores de roteiro, iluminação, pintores e muitos outros profissionais que têm sido representados pela IATSE no cinema e televisão.

A decisão pela sindicalização ocorre em meio a maior greve que Hollywood está enfrentando, com roteiristas e atores paralisados , enquanto buscam negociar com os grandes estúdios e plataformas de streaming por melhorias trabalhistas.

via Deadline.