As equipes de efeitos visuais (VFX) do Marvel Studios votaram de forma unânime por sua sindicalização junto ao IATSE (Aliança Internacional de Empregados do Cinema).
Com suas negociações avançando desde agosto, a votação foi conduzida Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA, e o sindicato classificou a votação como uma “inovação histórica” para a indústria de de efeitos visuais. Agora, o IATSE precisa marcar uma reunião com a Marvel para negociar o primeiro contrato que sejam benéficos para os trabalhadores também.
Enquanto isso, a equipe de efeitos visuais da Walt Disney Pictures também está votando junto ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas e os primeiros resultados desta reunião devem surgir no dia 2 de outubro deste ano.
“Para esses trabalhadores de efeitos visuais, parabenizo vocês por sua vitória histórica. Sua bravura, determinação e unidade são um farol para os trabalhadores não apenas de efeitos visuais, não apenas de entretenimento, mas de todos os setores deste país e de outros lugares. Entraremos em negociações com a Marvel e Disney com apoio total de nossa forte aliança [composta por mais de] 170.000 pessoas. Sua luta é a nossa luta”, disse o presidente internacional da IATSE, Matthew Loeb.
As trabalhadores de VFX da Marvel agora se juntam aos diretores de arte, operadores de câmera e som, editores, cabeleireiros e maquiadores, figurinistas, supervisores de roteiro, iluminação, pintores e muitos outros profissionais que têm sido representados pela IATSE no cinema e televisão.
A decisão pela sindicalização ocorre em meio a maior greve que Hollywood está enfrentando, com roteiristas e atores paralisados , enquanto buscam negociar com os grandes estúdios e plataformas de streaming por melhorias trabalhistas.
via Deadline.