Filmes

Alunos da rede pública produziram mais de 700 desenhos para curta de animação

Edipo Pereira

13 jun, 2018

10 alunos de escolas públicas participaram do projeto “Enel Compartilha Animação” para produzir o curta-metragem que abrirá o 28º Cine Ceará

O projeto Enel Compartilha Animação, que está produzindo o curta-metragem de abertura do 28º Cine Ceará junto a alunos da rede pública, teve sua primeira etapa concluída na última semana de maio. Agora em junho, o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) e a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), dão início à etapa de finalização.

Os dez alunos participantes da oficina realizada em maio na Casa Amarela fizeram mais de 700 desenhos, como destaca o professor Telmo Carvalho: “Eles produziram muito no período de um mês: houve um grupo dos animadores, da limpeza do traço e o pessoal da pintura”. Nessa nova etapa, todo o trabalho produzido está sendo editado, inserindo música, sonoplastia e créditos. “A animação está ficando muito boa”, comenta. O curta-metragem terá a duração de até cinco minutos e será exibido na noite do dia 04 de agosto de 2018, no Cineteatro São Luiz. O tema do projeto esse ano é “Segurança com a rede elétrica”.

Com a iniciativa, o projeto buscar oferecer ferramentas para que surjam novos nomes no mercado cearense do cinema de animação. “Com o mercado crescente aqui em Fortaleza, no futuro com certeza vamos ver esses alunos trabalhando em produções profissionais”, pontua Telmo.

O Enel Compartilha Animação já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado. Há dez anos, o projeto integra a rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e pelo Instituto Agua Boa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Enel Compartilha Animação é viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult).

Cine Ceará

O 28º Cine Ceará acontecerá do dia 04 a 10 de agosto, com mostras, debates, entre outras ações. A seleção oficial de longas-metragens ibero-americanos e curtas-metragens brasileiros será anunciada na quarta-feira, dia 20, no site do festival: www.cineceara.com.

Deixe um comentário