a-última-abolição-canal-brasil a-última-abolição-canal-brasil

A Última Abolição | Canal Brasil exibe documentário sobre o protagonismo dos escravos na luta pela própria liberdade

Na próxima quarta, 13 de maio, estreia no Canal Brasil o documentário inédito “A Última Abolição”, no dia em que marca 132 anos da assinatura da Lei Áurea. O Brasil carrega o marco de ser o último país ocidental a abolir a escravidão, após cerca de 400 anos. O filme de Alice Gomes propõe uma análise histórica dos movimentos abolicionistas ao longo dos anos e discute o protagonismo dos escravos na luta pela própria liberdade, a falácia da democracia racial e o papel dos quilombos e das revoltas no processo de emancipação.

O documentário narra cronologicamente o contexto histórico e os fatores da sociedade brasileira que culminaram na abolição total da escravatura no dia 13 de maio de 1888. A partir do depoimento de especialistas em diversos campos como sociologia, história e direito, o filme constrói um painel que avalia a forma como os livros escolares foram escritos – em sua maioria, por descendentes dos opressores, não dos oprimidos. Os convidados resgatam personalidades negras fundamentais no processo de liberdade, a necessidade de reparação histórica e as dificuldades enfrentadas até hoje por eles.

A ÚLTIMA ABOLIÇÃO

INÉDITO E EXCLUSIVO

Horário: Quarta, dia 13/05, às 20h;

Reapresentação: Quinta, 14/05, às 18h25; sexta, 15/05, às 16h50 e domingo, 17/05, às 10h45.

Classificação: Livre

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.