festival-de-veneza festival-de-veneza

A Salamandra | Filme brasileiro faz sua estreia em Veneza

Diretor pernambucano radicado em Londres, Alex Carvalho estreia em longas com A Salamandra, que fará sua première mundial na mostra competitiva da Semana da Crítica do Festival de Veneza que acontece entre 1 e 11 de setembro. O filme é baseado em romance do médico e escritor francês Jean-Christophe Rufin, que foi adido cultural do Consulado Geral da França em Recife de 1989 a 1990. O longa, uma produção entre Brasil, França e Alemanha, foi rodado inteiramente no Recife e conta com a coprodução de Canal Brasil e Telecine. O filme será lançado no Brasil pela Pandora Filmes.

A Salamandra é protagonizado pela francesa Mariana Foïs (A Trama, Polissia) no papel de Catherine, uma mulher com problemas emocionais que abandona seu país e vem para o Brasil encontrar sua irmã. Ela acaba conhecendo Gil (Maicon Rodrigues, da novela “O Tempo Não Para”, fazendo sua estreia no cinema), com quem entra numa relação improvável.

a salamandra filme alex carvalhoCarvalho aponta que o que mais lhe chamou a atenção nessa história é “sua capacidade de surpreender com pequenos gestos. Com o romance, logo percebi uma grande oportunidade de mergulhar na mente de uma personagem numa jornada irreversível e experimentar o prazer e a dor da autodescoberta conforme o mundo dela se transforma ao entrar em contato com uma realidade muito diferente.”

O roteiro é assinado pelo próprio diretor, em colaboração com Thomas Bidegain e Alix Delaporte. O time criativo inclui ainda a fotógrafa canadense Josée Deshaies (A questão humana), as montadoras Joana Collier e Agnieszka Liggett e a diretora de arte Juliana Lobo (Que horas ela volta?, Todos os mortos). O elenco conta também com os brasileiros Bruno Garcia (De Pernas pro ar, Cleópatra) e Allan Souza Lima (Aquarius, e da novela Órfãos da Terra), além da francesa Anna Mouglalis (Mamute, Novo).