a mãe filme a mãe filme

A Mãe, de Cristiano Burlan, terá estreia mundial

“A MÃE”, oitavo filme do diretor Cristiano Burlan terá estreia mundial no 24º Festival de Málaga na Espanha, que acontecerá entre os dias 4 de 13 de junho.

O longa acompanha Maria (Marcelia Cartaxo), uma migrante nordestina que vive na periferia de São Paulo e trabalha como camelô no centro da cidade. Após um dia exaustivo, ela volta para casa e não encontra seu filho Valdo. Depois de procurar na vizinhança e na polícia, onde não obtém nenhuma resposta, ela procura o traficante local, que diz que o filho foi assassinado pela polícia. Incrédula, Maria inicia uma busca incessante para descobrir o paradeiro do filho.

Sobre o filme:

A MÃE ” é um longa metragem de ficção sobre o desespero de uma mãe que fará de tudo para recuperar o filho desaparecido. Estrelado por Marcélia Cartaxo, vencedora do urso de prata de melhor atriz no festival de Berlim, e dirigido por Cristiano Burlan, o filme é um mergulho intimista na vida e no luto de uma mulher que ao ver a vida de seu filho abreviada, precisa enfrentar a burocracia opressora das grandes metrópoles para poder vê-lo uma última vez.

A ditadura civil-militar brasileira terminou há mais de 30 anos. Contudo, a polícia militar, a mais letal do mundo, é uma das instituições remanescentes desse trágico período de nossa história. O genocídio perpetrado contra uma parcela específica da população – jovens, negros, pobres e periféricos – só vem aumentando nos últimos anos. Nas periferias brasileiras, existe uma figura central: as mães. Que dor pode ser mais profunda que o assassinato de um filho? E quando o crime é perpetrado pelo próprio Estado?

Desde o início do projeto, Cristiano sempre teve em mente o rosto de Marcélia Cartaxo – um rosto que reflete a dureza da vida, mas também sua inocência e compaixão. Além de Marcelia Cartaxo, o filme conta também com Helena Ignez, Henrique Zanoni, Ana Carolina Marinho, Kiko Marques, Hélio Cícero, Mawusi Tulani, Che Mois, Tuna Dwek, Carlos Meceni, entre outros.

A MÃE” foi rodado em janeiro de 2020, em São Paulo, no centro de São Paulo e no Jardim Romano, e dá continuidade ao trabalho desenvolvido por Cristiano Burlan, através de documentários e ficções, para trazer humanidade para as populações periféricas: “Meu irmão foi assassinado pela polícia em 2001. Dois anos depois, fiz o documentário “MATARAM MEU IRMÃO”. Em 2012, minha mãe foi morta pelo namorado e em 2017 fiz “ELEGIA DE UM CRIME”. Minha história não é uma exceção. A impunidade, o preconceito, a desigualdade, a mídia e os governos transformam essas vidas em números. Mas por trás das estatísticas existem irmãos, amigos, mães e filhos”, diz Burlan.