A-Felicidade-das-Pequenas-Coisas-filme. A-Felicidade-das-Pequenas-Coisas-filme.

A Felicidade das Pequenas Coisas amplia circuito no cinema

Primeira produção do Butão indicada ao Oscar, A Felicidade das Pequenas Coisas, que concorre na categoria Melhor Filme Internacional, amplia seu circuito no Brasil a partir dessa quinta (09/02). Em cartaz em várias cidades há duas semanas, agora o longa será exibido em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Santos, Curitiba, Porto Alegre, Caxias do Sul, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Recife e Aracajú. Este é o único longa da categoria em cartaz nas salas do país.

Escrito e dirigido pelo estreante Pawo Choyning Dorji, que também é escritor e fotógrafo, o filme é o segundo longa do Butão, um pequeno país da Ásia meridional, a ser inscrito no Oscar – o outro foi “A Copa”, de Khyentse Norbu, de 1999.

Assista ao trailer logo acima, no topo da postagem.

A história inspiradora de A Felicidade das Pequenas Coisas é protagonizada por um professor na faixa dos 20 anos Ugyen Dorji (Sherhab Dorji), que está prestes a terminar seu contrato com o governo como professor de escola pública. Ele está cansado dessa profissão, e cogita seguir seu sonho: se tornar um cantor na Austrália. Ele é mandado para dar aula em Lunana, um vilarejo minúsculo e distante, um lugar com 56 habitantes, nas proximidades do Himalaia, e acessível apenas a pé – o que garante uma semana de viagem caminhando.

Ao chegar lá, tudo é tão ruim quando esperava: o celular não pega, seu quarto é terrível, e a energia elétrica é intermitente. E ele insiste em ser transferido, mas, enquanto a mudança não sai, é obrigado a dar aulas ali, e acaba sendo conquistado por seus alunos, e se encanta com Saldon (Kelden Lhamo Gurung), uma jovem cuja bela voz canta sobre a natureza e os espíritos.