8-Presidentes-1-Juramento-–-A-Historia-de-Um-Tempo-Presente 8-Presidentes-1-Juramento-–-A-Historia-de-Um-Tempo-Presente

8 Presidentes 1 Juramento divulga trailer e cartaz

8 Presidentes 1 Juramento – A História de Um Tempo Presente, primeiro documentário da cineasta Carla Camurati, acaba de divulgar cartaz e trailer oficiais. O longa acompanha o compromisso declarado por todos os políticos que ocuparam o cargo mais importante do país nos últimos 35 anos e revive trajetória da democracia desde o movimento da Diretas Já até a posse de Jair Bolsonaro. O filme estreia 18 de novembro nos cinemas.

Assista ao vídeo acima, no topo da postagem.

8-Presidentes-1-Juramento-–-A-Historia-de-Um-Tempo-Presente

Dona de uma filmografia responsável por trazer à tona as ambivalências do país — com destaque para “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1995), longa que marca a retomada do cinema nacional nos anos 1990 —, Carla Camurati dedicou mais de três anos à produção do novo longa. “Gostaria que o filme nos ajudasse a compreender que a história se constrói no presente, a partir da reflexão sobre o arco dramático da política brasileira nestes 35 anos”, afirma a cineasta.

8 Presidentes 1 Juramento – A História de Um Tempo Presente é resultado de uma pesquisa minuciosa em arquivos nacionais e internacionais e apresenta um mosaico de imagens que ilustram as oscilações da vida pública no país. O longa usa registros da imprensa, cinema, jornais e outras mídias, reconstruindo os principais dilemas nacionais. Promessas, corrupção, traições, euforia e desilusão se misturam e têm consequências na realidade de cada brasileiro.

Ao observar as reviravoltas da República a partir de 1985, o documentário examina sob que condições cada presidente seguiu o juramento oficial, presente no Artigo 78 do texto constitucional de 1988. Entre expectativas e frustrações, o filme lança um olhar sobre as atitudes presidenciais diante do compromisso firmado com o país. As imagens mostram como a história política do país impactou a sociedade brasileira e traz uma nova luz ao período de redemocratização do Brasil.