23º Festival de Cinema Brasileiro em Miami começa neste sábado

0
48
veneza-miguel-falabella

A partir de amanhã (dia 14) até 21 de setembro, o 23º Festival de Cinema Brasileiro de Miami vai ocupar a charmosa cidade americana exibindo os mais aguardados filmes nacionais e grandes sucessos de bilheteria. Durante oito dias, atores, diretores, produtores nacionais e estrangeiros, além de executivos americanos e latinos do setor audiovisual, estarão na Flórida para assistir a produções nacionais e discutir caminhos para a coprodução com países latino-americanos e para a distribuição internacional nas mais variadas janelas de exibição.

Além da grande homenageada, Dira Paes, já estão confirmadas as presenças de Lilia Cabral (Maria do Caritó), Miguel Falabella, (Veneza), Orlando Morais (Orlamundo), Antonia Morais (Orlamundo), Camila Morgado (convidada especial), Fabrício Boliveira (Simonal), entre outros.

Neste ano, o tradicional festival – que é a maior e mais importante mostra de cinema brasileiro realizada no exterior – volta a premiar com a Lente de Cristal em sete diferentes categorias para longas-metragens: Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Cinematografia e  Melhor Roteiro. (veja abaixo todos os concorrentes)

Seis longas foram selecionados para a Mostra Competitiva: os ainda inéditos no Brasil Veneza, de Miguel Falabella, e Boca de Ouro, de Daniel Filho; a cinebiografia Simonal, de Leonardo Domingues; o romance Todas as Canções de Amor, de Joana Mariani; o drama Deslembro, de Flávia Castro, eleito Melhor Filme da Crítica no Festival Latino Americano de Biarritz e Melhor Filme do Júri Popular no Festival do Rio; e a comédia romântica De Pernas Pro Ar 3, de Julia Rezende. Todos serão exibidos no Regal South Beach, na Lincoln Road. A grande homenageada desta edição é a atriz Dira Paes, que estrela Veneza e também Divino Amor, de Gabriel Mascaro, que será exibido em sessão hors concours no encerramento do BRAFF Miami, depois de passar pelos festivais internacionais como o de Sundance e de Berlim, recebendo diversas críticas positivas da imprensa internacional.

Os vencedores serão escolhidos por um júri composto por Adriana Sabino, fundadora e presidente do Centro Cultural Brasil-USA; Ana François, professora da University of Miami; Maria Sanchez, Aquisições de Conteúdo na Amazon Prime Video, e Monica Sufar, consultora na WarnerMedia.

Na noite de abertura, dia 14 de setembro, serão exibidos fora de competição, no Regal Cinemas, Maria do Caritó, de João Paulo Jabur, com presença da atriz Lilia Cabral, e O Beijo no Asfalto, dirigido por Murilo Benício. A noite de premiação será realizada no tradicional Colony Theater. O ator e cantor Daniel del Sarto vai apresentar a cerimônia e fazer dois números musicais, que serão uma surpresa para o público. Além da entrega dos troféus, haverá a homenagem à atriz Dira Paes e exibição do filme Divino Amor, de Gabriel Mascaro.

Em 23 anos de realização, o Circuito Inffinito de Festivais teve mais de 1 milhão de espectadores em seus 81 festivais apresentados em todo o mundo e já exibiu cerca de 850 filmes em diversos gêneros e formatos e principalmente, propiciou a oportunidade de novos negócios para cerca de 40% destes filmes.

MOSTRA COMPETITIVA – CATEGORIAS E CONCORRENTES

Melhor Filme e Melhor Filme (Júri Popular)
Boca De Ouro
De Pernas Pro Ar 3
Deslembro
Simonal
Todas as Canções de Amor
Veneza

Melhor Ator
Bruno Gagliasso (Todas as Canções de Amor)
Bruno Garcia (De Pernas Pro Ar 3)
Eduardo Moscovis (Veneza)
Fabricio Boliveira (Simonal)
Julio Andrade (Todas as Canções de Amor)
Marcos Palmeira (Boca De Ouro)

Melhor Atriz
Dira Paes (Veneza)
Ingrid Guimarães (De Pernas Pro Ar 3)
Isis Valverde (Simonal)
Jeanne Boudier (Deslembro)
Luiza Mariani (Todas as Canções de Amor)
Malu Mader (Boca de Ouro)
Marina Ruy Barbosa (Todas as Canções de Amor)

Melhor Diretor
Daniel Filho (Boca De Ouro)
Flávia Castro (Deslembro)
Joana Mariani (Todas as Canções de Amor)
Julia Rezende (De Pernas Pro Ar 3)
Leonardo Domingues (Simonal)
Miguel Falabella (Veneza)

Melhor Cinematografia
Dante Belluti (De Pernas Pro Ar 3)
Felipe Reinheimer (Boca de Ouro)
Gustavo Hadba (Todas as Canções de Amor)
Gustavo Hadba (Veneza)
Heloisa Passos (Deslembro)
Pablo Baião (Simonal)

Melhor Roteiro
Euclydes Marinho (Boca de Ouro)
Flávia Castro (Deslembro)
Marcelo Saback, Rene Belmonte E Ingrid Guimaraes (De Pernas Pro Ar 3)
Miguel Falabella (Veneza)
Nina Crintz, Vera Egito E Roberto Vitorino (Todas as Canções de Amor)
Victor Atherino e Leonardo Domingues (Simonal)

MOSTRA PANORAMA NO SILVERSPOT CINEMA

A Mostra Panorama apresenta, também, fora de competição, o inédito Orlamundo, filme de Orlando Morais, dirigido por Alexandre Bouchet, que foi premiado em junho no LAIFFA – Los Angeles Independent Film Festival como o Melhor Documentário em Longa-Metragem; Chacrinha – O Velho Guerreiro, de Andrucha Waddington; Cine Holliúdy 2 – A Chibatada Sideral, de Halder Gomes; Minha Vida em Marte, de Susana Garcia; O Fantástico Patinho Feio, de Denilson Félix, que levou o prêmio de melhor filme brasiliense do Festival de Brasília, em 2017; e Tá Rindo de Quê?, de Cláudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.