O filme Manas, dirigido por Marianna Brennand em sua estreia em longas de ficção, foi premiado com o GDA Director’s Award no Festival de Veneza, durante a Giornate Degli Autori.
Este prêmio, que é o principal da mostra, é destinado a reconhecer obras autorais de cineastas emergentes que apresentam uma visão cinematográfica inovadora. A vitória de “Manas” foi anunciada na sexta-feira (6), após o filme ser ovacionado em sua exibição, que ocorreu na última segunda-feira (2).
Estrelado por Dira Paes, “Manas” aborda temas delicados como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó, no Pará. A diretora comemorou emocionada, destacando a importância do prêmio não só para ela e sua equipe, mas também para o cinema brasileiro e para as mulheres ao redor do mundo. Ela ressaltou a necessidade de contar essa história brasileira e universal, que, apesar de delicada, busca quebrar ciclos e padrões de violência através da coragem de enfrentar tabus.
O filme é uma produção da Inquietude, em coprodução com Globo Filmes, Canal Brasil, Pródigo e Fado Filmes de Portugal. A trama gira em torno de Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive com sua família na Ilha do Marajó. À medida que amadurece, Marcielle começa a perceber que as opções para seu futuro são limitadas e se vê presa entre dois ambientes abusivos, enquanto tenta entender e lidar com suas expectativas e a dura realidade que a cerca.
A data de estreia do longa nos cinemas ainda não foi definida.
via G1.