Mais Pesado é o Céu, road movie cearense Mais Pesado é o Céu, road movie cearense

Mais Pesado é o Céu ganha data de estreia nos cinemas

road movie cearense Mais Pesado é o Céu, sétimo longa-metragem dirigido por Petrus Cariry, tem estreia marcada para o dia 8 de agosto nos cinemas brasileiros. Na trama, Antônio (Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios) pegam a estrada em busca de reconstruir a vida. Diante de um Brasil devastado pela crise moral e política, os dois acolhem um bebê abandonado e formam uma família improvável sob o sol escaldante do interior do Ceará.

Mais Pesado é o Céu aborda temas universais, como solidão, afeto, maternidade, busca de composição de um núcleo familiar e solidariedade. “O cenário nordestino também pode trazer uma experiência de vida muito intensa para as personagens e influenciar seus comportamentos e perspectivas, por conta das suas crenças e hábitos em meio a tantos desafios que precisam enfrentar. Essa vivência particular molda as relações afetivas dos protagonistas e acrescenta camadas de complexidade emocional à história. Temos um contraste entre a paisagem e as emoções, sobretudo quando contrapomos essas imagens de beleza nua da paisagem às angústias e solidões enfrentadas pelo casal”, afirma Petrus Cariry.

Exibido em 20 festivais nacionais e internacionais, Mais Pesado é o Céu conquistou diversos prêmios, entre eles o German Independence Award – Spirit of Cinema do 30º Oldenburg International Film Festival, na Alemanha. A obra também foi reconhecida como melhor filme do 25º Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Portugal, e do 20º Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Na edição de 2023 do Festival de Cinema de Gramado, Cariry recebeu os prêmios de melhor direção, melhor fotografia e melhor montagem (em parceria com Firmino Holanda), além do Prêmio Especial do Júri para a atriz Ana Luiza Rios pela interpretação da personagem Teresa.

O elenco de Mais Pesado é o Céu ainda traz nomes como Silvia Buarque, Danny Barbosa e Buda Lira. Com produção da Iluminura Filmes, as filmagens aconteceram em 2021 nos municípios cearenses de Quixadá e Nova Jaguaribara, tendo como um dos cenários o Açude Castanhão. A distribuição está a cargo da Sereia Filmes, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e também prepara o lançamento do documentário Antônio Bandeira – O Poeta das Cores, de Joe Pimentel, e da cópia restaurada 4K do clássico Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry.