A renomada Maggie Smith, atriz britânica muito reconhecida pelos papéis na saga de filmes “Harry Potter” e na série “Downton Abbey”, faleceu aos 89 anos.
Sua morte foi confirmada pelos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, que informaram que Smith faleceu pacificamente no hospital, cercada por amigos e familiares. Com uma carreira de muitas décadas, Smith foi reconhecida como uma das maiores estrelas do cinema e do teatro britânico, sendo homenageada pela Rainha Elizabeth II em 1990, nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico.
Em “Harry Potter, ela interpretou a magnifica Professora McGonagall, liderando a Casa Grifinória e servindo como vice-diretora de Alvo Dumbledore. Em “Downton Abbey”, Maggie interpretou a enfezada Violet Crawley, Condessa Viúva de Grantham, que frequentemente proferia algumas das melhores falas sobre aristocratas ingleses.
Vencedora de dois Oscars — o primeiro por “Primavera de uma Solteirona” em 1970 e o segundo por “California Suite” em 1979 — Maggie Smith também construiu uma carreira notável no teatro, começando como atriz no Oxford’s Playhouse ainda adolescente. Além de “Harry Potter” e “Downton Abbey”, sua filmografia inclui outros grandes sucessos como “Mudança de Hábito”, “Assassinato em Gosford Park” e “A Senhora da Van”.
Recentemente, Maggie esteve nos filmes “Downton Abbey II: Uma Nova Era”, disponível na Netflix, e “O Clube dos Milagres”, estrelando ao lado de Kathy Bates e Laura Linney.
via Deadline.