Em clima de nostalgia e crítica cultural, o clássico “Lua de Cristal”, protagonizado por Xuxa Meneghel e Sergio Mallandro (disponível no Globoplay), celebra seus 35 anos com o lançamento de um documentário inédito: “Lua de Cristal às Avessas”. A produção que parou em 2020 devido a crise pandêmica, agora volta de forma independente e sem fins lucrativos tem estreia marcada para 20 de junho, às 20h, com transmissão gratuita e ao vivo no canal Descontrole Remoto, no YouTube. Dirigido por Rodrigo Nicodemo, o filme mergulha nos bastidores e no impacto cultural de um dos maiores sucessos do cinema nacional — que levou mais de 5 milhões de pessoas aos cinemas e marcou a infância de toda uma geração.
Tizuka Yamasaki fez a direção do filme “Lua de Cristal”. Créditos: Divulgação
Ao lado de Gabriel Silva (RJ) Nicodemo idealizou o projeto e transformou a admiração de infância em um verdadeiro trabalho de arqueologia pop, que reconstrói memórias, bastidores e legados da obra lançada em 1990, tanto que é um dos pesquisadores da equipe do documentário “Xuxa” (
Paulo Vieira representa os fãs do filme e claro da Xuxa. Créditos: Divulgação
Entrevistas imperdíveis:
“Lua de Cristal às Avessas” traz depoimentos inéditos de nomes fundamentais para o longa original e de personalidades impactadas por ele:
- Tizuka Yamasaki(diretora)
- Diler Trindade(produtor)
- Yoya Wursch(roteirista)
- Michael Sullivan(compositor)
- Oswaldo Eduardo Lioi(cenógrafo)
- Abdullah(músico)
- Marcello Faustinie Alexandre Canhoni (ex-Paquitos)
- Julia Lemmertze Adressa Koetz (atrizes)
- Avellar Love(João Penca e Seus Miquinhos Amestrados)
- Paulo Vieira(humorista e fã declarado de Xuxa)
- E uma das últimas participações audiovisuais da atriz Marilu Bueno, falecida em 2022.