CosmoRank – Top 5 MCU Filmes (Depois de Guerra Civil)

524
Pintura Promocional de Guerra Civil com todos os heróis se enfrentando

Guerra Civil estreou e muita gente tá dizendo que é o melhor filme de heróis já feito, que é o melhor da Marvel, que tem o melhor Homem Aranha e afins. Mas como fica agora a preferência de seus filmes dentro do Universo Cinematográfico da Marvel? Aqui coloquei minha lista dos 5 melhores e dando uma pequena explicação de porque escolhi cada um para sua posição.

Rank 5 – Homem de Ferro (2008)

Tony Stark consertando sua armadura

O filme que começou tudo, a Marvel na época tinha vendido os direitos de seus principais heróis e teve que se contentar com o que tinha. Falem o que quiser da Marvel mas ela foi muito ousada e corajosa de pegar um herói nem muito conhecido assim pelo público povão e iniciar o que podemos chamar de um longo e organizado projeto de filmes com sua iniciativa Vingadores. Acredito que o principal ás dessa produção é Robert Downey Jr., um ator problemático que não andava fazendo muitos trabalhos relevantes mas que encarnou e definiu a personalidade do bilionário de ferro. O filme tem suas falhas (iniciando a maldição dos vilões fracos da Marvel), mas é bem amarradinho e um ótimo longa de origem de super herói. No final temos aquele momento de explodir cabeças com Nick Fury falando sobre a iniciativa Vingadores, a ideia era continuar se aquele desse certo e, graças a Thanos, deu muito! Mesmo se não tivessem continuado, ele funcionava perfeitamente dentro de si mesmo, e esse também era um ponto muito importante.

Rank 4 – Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Capitão América de costas, à sua frente uma parede com o logo da Shield

Depois de um fraco filme de origem do Capitão América, a Marvel chegou com os dois pés na porta com esse ótimo filme de espionagem que, por um acaso, possui super heróis nele. Os irmãos Russo trazem uma história que não fica nada atrás de longas de ação como a franquia Bourne ou 007, trazendo intriga, política e discussões super recentes para o universo Marvel. Aqui vemos um Chris Evans muito mais à vontade e impondo respeito como Capitão América e seguido de uma equipe de heróis menos poderosos no melhor estilo Missão Impossível, com cada um tendo seu papel. O longa também foi muito importante para o universo criado pois destruiu a Shield com um plano mirabolante da Hidra.

Rank 3 – Guardiões da Galáxia (2014)

Os Guardiões da Galáxia andando em um corredor em direção à câmera

Senhor das Estrelas? Uma árvore falante? Um guaxinim com um trabuco? Quem diabos são os Guardiões da Galáxia? A Marvel prova aqui que pode fazer filmes de quaisquer personagens desconhecidos de seu universo e mesmo assim dar certo, tendo uma boa equipe, claro. James Gunn traz para nós um novo fôlego nos filmes da Marvel Studios com essa equipe de anti-heróis e uma narrativa no melhor estilo Guy Ritchie. Um filme que não se leva a sério, utilizando muito bem essa estratégia de fazer longas para cima da Marvel, só que aqui com piadas mais sarcásticas e até adultas. Ele também apela para a nostalgia com sua maravilhosa trilha sonora e estilo meio filme B retrô. Uma grande surpresa que merece seu sucesso.

Rank 2 – Os Vingadores (2012)

Os vingadores em posição de combate

Vingadores não é um filme. É um evento. É a construção de um sonho construído a 4 anos atrás quando saiu o primeiro Homem de Ferro. Me lembro que quando assisti o primeiro Homem Aranha, eu ficava imaginando quando haveria crossovers nos filmes. Anos depois a Marvel consegue. E fazendo isso de forma tão natural e orgânica, cada seu herói (e vilão) teve seu filme para ser introduzido, culminando em um primeiro ato onde não se precisa introduzir personagens, mas fazê-los trabalhar juntos com suas diferenças. O filme tem um ótimo ritmo, com piadas na hora certa e com cada herói podendo mostrar sua utilidade, mesmo aqueles menos poderosos. Um problema que ocorria nos filmes anteriores foi resolvido, o clímax desse aqui é épico e nas tomadas que mostram todos os heróis juntos, o coração do nerd dispara. Foi um feito único no cinema.

Rank 1 – Capitão América: Guerra Civil (2016)

Caítão América defendendo um tiro à queima roupa do Homem de Ferro

Pode parecer que ainda estou empolgado com o novo filme mas explico: acho esse o filme mais maduro da Marvel Studios, pois soube trabalhar muito bem com todos os elementos que veio construindo durante anos e conseguiu entregar um filme que consegue ser sério quando precisa e trazer muita diversão nos momentos certos. Até reli a HQ esses dias e achei o filme bem melhor, a história aqui é mais simples, não tenta mirar muito alto e por isso não tem as falhas de discurso rasas que o quadrinho tem. Aqui você entende os dois lados e fica do lado deles em diferentes momentos do longa. O clima de espionagem apresentando lá em O Soldado Invernal pelos Russo foi aprimorado com uma história que percorre diferentes linhas temporais e países do mundo. Além de tudo isso tem aquela cena do aeroporto que nem parece que faz parte do filme, por tão destoante que é. Mas isso está longe de ser um defeito, pois ela é muito bem encaixada e faz todo sentido, até o Homem-Aranha, que é claramente um fan service, tem uma importância no discurso e não está jogado ali. Tudo isso sem falar na incrível introdução do Pantera Negra, personagem que roubou o filme. Para terminar, o filme ainda resolve uma falha grande em quase todos os longas do MCU, ele nos entrega um vilão crível, que possui uma motivação meio anti-clímax que faz todo sentido com a temática do filme, Zemo aqui é o homem comum que teve sua vida influenciada por esses deuses, ele então usa sua inteligência para destruí-los de dentro para fora.

Então, essa é a minha lista. Com certeza muita gente discorda então comentem aí qual a sua lista, quais filmes ficariam de fora e quais entrariam!

Publicidade