6 filmes e séries para quem gosta de distopia

134
Divino-Amor-Gabriel-Mascaro

Na medida em que o mundo evolui e certos acontecimentos deixam todos preocupados com o futuro, os cenários utópicos parecem cada vez mais distantes e os distópicos cada vez mais reais. Talvez esse seja um dos motivos dos filmes e séries de distopia estarem fazendo tanto sucesso ultimamente. Então, preparamos uma lista com seis filmes e séries com a temática para você que é fã do estilo.

Years and Years

A minissérie da HBO começa nos dias atuais, mas os anos avançam rapidamente e dão um dinamismo enorme à narrativa. A história nos convida a acompanhar a trajetória de uma família e, mesmo com as grandes lacunas temporais, conseguimos criar grandes laços com os personagens, na medida em que acompanhamos como os rumos que o mundo toma afetam a vida de cada um deles. O que faz de Years and Years tão impactante é a aproximação com a nossa realidade, usando elementos atuais, figuras públicas reais e acontecimentos verossímeis.

Giovani Stack, editor de cinema no GUIA55, ressalta que Years and Years se destaca por unir as duas espécies de narrativas distópicas de maior sucesso com o público: a política e a tecnológica.

Divino Amor

O filme se passa no Brasil em 2027, que virou uma república evangélica. O carnaval foi substituído por uma espécie de festa rave neopentecostal, intitulada “A festa do Amor Supremo”. Com essa premissa, o diretor Gabriel Mascaro mostra de maneira irônica um retrato muito próximo do país atual.

O Lagosta

O filme é dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos, que sempre capricha nas histórias assustadoras com aspectos impressionantemente verossímeis. Em “O Lagosta”, acompanhamos um mundo onde todos os indivíduos devem ser obrigatoriamente casados. No caso de uma separação ou morte, eles são enviados para um hotel que funciona como um limbo, para que possam encontrar um novo par. Quem se recusa a seguir essa ordem, sofre consequências drásticas.

Bacurau

Um dos filmes brasileiros mais premiados de todos os tempos, Bacurau também consegue aliar o presente com o futuro distópico, de forma a gerar reflexões profundas em todos que assistem. De repente, uma cidadezinha no sertão pernambucano some do mapa, literalmente. Coisas assustadoras começam a acontecer e os moradores precisam se unir para lidar com os inimigos que eles desconhecem.

The Leftovers

Em “The Leftovers”, 2% da população desaparece repentinamente. Sem se preocupar com a explicação do fato, a série foca nas consequências do acontecimento três anos após a tragédia. O mundo fica repleto de fanáticos religiosos que usam o inexplicável para mexer com as pessoas, instaurando o caos. 

O Cubo

O filme, de 1997, é um clássico do gênero e abriu portas para muitos outros filmes com premissas parecidas, no caso, o de pessoas aleatoriamente presas em locais desconhecidos e tendo que enfrentar algo que não sabem o que é. Em “O cubo”, seis pessoas são presas em um labirinto cheio de armadilhas mortais e precisam descobrir como escapar. Você com certeza conhece vários outros filmes com esse estilo e, certamente, vários deles tem esta produção como grande inspiração.

Publicidade