5 filmes da Cultura Pop sobre Luta de Classes

694

Ontem, dia 05 de maio, foi comemorado os 201 anos do nascimento do filósofo Karl Marx. Mesmo sendo uma figura polêmica hoje em dia, o personagem histórico inspirou muitas obras de ficção através dos seus textos sobre a luta de classes (leia mais aqui). De acordo com o pesquisador, a luta de classes é uma oposição entre classes diferentes da sociedade, o exemplo mais comum é uma classe opressora dona dos meios de produção e a classe trabalhadora explorada. Para comemorar, confira nossa lista de filmes da cultura pop que representam a luta de classes:

5. A Fuga das Galinhas (2000)

No filme de stop-motion se passa em um galinheiro onde as galinhas são exploradas pelo dono para produzir ovos. A líder Ginger então lidera uma revolução para fugir do galinheiro em uma mistura de filme de assalto com revolução do proletário.

4. Distrito 9 (2009)

O filme de Neil Blomkamp que se passa na África do Sul, utiliza uma luta de classes de seres humanos e alienígenas que funcionam como favelados ou imigrantes. Os aliens sofrem preconceito e são obrigados a viver em locais fechados e afastados dos humanos, sendo tratados como animais.

3. Jogos Vorazes (2012)

O filme baseado em uma ficção para jovens adultos mostra uma sociedade distópica onde existe um distrito autoritário que manda em outros menores. A capital utiliza de muita mídia e propaganda para controlar os distritos menores, inclusive criando um reality show para que as pessoas de classes mais baixas lutem até a morte procurando melhorar de vida.

2. Expresso do Amanhã (2013)

O filme com produção americana e coreana mostra um futuro distópico onde toda a população da terra vive em um trem que não pára enquanto o mundo vive uma nora era do gelo. Cada vagão representa castas da sociedade onde quem está mais na frente são as pessoas mais ricas e os pobres e trabalhadores ficam nos vagões de trás. A história do longa se desenrola durante uma revolução encabeçada pelo personagem de Chris Evans.

1. Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

No filme pós-apocalíptico, o ditador Immortan Joe controla os recursos naturais junto com os líderes de outras cidades. O personagem controla os meios de produção, os recursos e utiliza mulheres somente como parideiras ou criadoras das crianças. Tudo muda quando uma de suas principais generais, a Imperatriz Furiosa, planeja uma fuga com as garotas.

Acha que tem mais algum filme que deveria estar aqui? Comenta aí!

Confira mais listas aqui no Cosmonerd!!