Uma das vozes mais marcantes do audiovisual, o ator James Earl Jones morreu aos 93 anos de idade.
Segundo a Rolling Stones, Jones morreu em sua casa em Duchess County, Nova York, com sua família ao redor. A causa de morte não foi informada. Os agentes do ator confirmaram sua morte.
Antes de se consagrar como a voz original do icônico vilão Darth Vader na franquia “Star Wars”, James Earl Jones é um dos atores mais respeitados e icônicos de Hollywood, conhecido por sua voz inesquecível. Jones começou no teatro, conquistando muita aclamação em peças como Othello, além de projetos na Broadway. O talento no palco o levou a conquistar diversos prêmios, incluindo um Tony Award.
Além disso, James Earl Jones emprestou sua voz ao personagem Mufasa na animação “O Rei Leão”, outro que marcou gerações, além de ser o rei Jaffe na comédia “Um Príncipe em Nova York”. Sua contribuição para a indústria do entretenimento não se limita à atuação, já que ele também se destacou como narrador em diversos documentários e programas de televisão, solidificando ainda mais sua presença única e inconfundível na cultura popular.
Dentre os grandes projetos para o cinema, Jones esteve em “The Comedians” (Os Farsantes) de 1967, “The Man” de 1972, “Claudine” de 1974 e “O Maior de Todos” de 1977 – filme biográfico estrelado por Muhammad Ali, onde Jones interpretou Malcolm X.
Com uma carreira que abrange mais de seis décadas, Jones recebeu inúmeros prêmios e homenagens, incluindo um Oscar honorário, um Grammy e uma Estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
via Rolling Stones.