Gena Rowlands, um dos maiores nomes do cinema norte-americano, morre aos 94 anos Gena Rowlands, um dos maiores nomes do cinema norte-americano, morre aos 94 anos

Gena Rowlands, um dos maiores nomes do cinema norte-americano, morre aos 94 anos

Indicada mais de uma vez ao Oscar, Rowlands foi casada com cineasta Cassavetes

Destaque em “Uma Mulher sob Influência” (1974), “Noite de Estreia” (1977) e “Gloria” (1980), a atriz Gena Rowlands faleceu nesta quarta-feira (14) aos 94 anos. Segundo o TMZ, Rowlands morreu em casa, em Indian Wells, Califórnia, ao lado de seus familiares. Rowlands lutava contra o Alzheimer desde 2019.

Sua carreira, que se estende por mais de seis décadas, é marcada por colaborações com alguns dos diretores mais influentes de Hollywood, especialmente seu marido, o cineasta John Cassavetes. Juntos, eles criaram uma série de filmes independentes, tornando Rowlands uma figura central no cinema independente estadunidense.

Gena Rowlands foi indicada quatro vezes ao Oscar, ganhando um Prêmio Honorário da Academia em 2015 em reconhecimento a sua contribuição para o cinema. Além disso, ela ganhou três Primetime Emmy Awards e dois Globos de Ouro, entre outros prêmios. Sua carreira e impacto foram também reconhecidos pelo National Board of Review, que a premiou com o Career Achievement Award, e pelo Festival de Cinema de Veneza, onde ganhou o Prêmio Volpi Cup de Melhor Atriz por Gloria.

Você também pode reconhecer Gena por sua atuação em “Diário de uma Paixão” ou “A Chave Mestra”.

via THR.