Franco O Último Inquisidor - documentário Franco O Último Inquisidor - documentário

Franco: O Último Inquisidor estreia no Curta!

A história da Espanha no século passado é repleta de conflitos, disputas e momentos violentos. Um personagem é quase onipresente: Francisco Franco. A importância, as ideias e a influência do último ditador da Europa Ocidental são debatidas no inédito documentário “Franco: O Último Inquisidor”, dividido em duas partes, que estreia com exclusividade no Curta!.

Com direção de Serge de Sampigny, a produção conta com um rico acervo de imagens de arquivo e apresenta depoimentos inéditos de espanhóis que sofreram com a perseguição política de Franco e carregam os traumas até hoje. E também de apoiadores e, inclusive, familiares do general, que lideram as tentativas de reescrever e reviver o passado.

“Como todos os avôs, ele contava histórias de sua juventude. Meu avô era uma pessoa muito dura e tinha muita disciplina. E as guerras não são vencidas sendo condescendente”, afirma o neto Francisco Franco Martínez-Bordiú.

Na primeira parte, “Em Nome de Cristo e do Império”, o documentário refaz a carreira militar de Franco, mostrando as origens de seus pensamentos e estratégias. Para debater o seu papel nas disputas de uma sociedade desigual e fragmentada, a obra analisa a influência que a Igreja Católica e campanhas militares colonialistas tiveram sobre Franco, que passa a agir como um protetor de antigas instituições e ideias.

As tensões crescem e levam cada vez mais Franco para a extrema-direita. Nos combates para derrubar a República legalmente fundada e eleita, que havia substituído um sistema monárquico em crise, a violência se torna uma face do cotidiano. A Guerra Civil Espanhola, iniciada em 1936, teve, de um lado, monarquistas, militares e falangistas e, do outro, republicanos, socialistas e sindicalistas, e deixou meio milhão de mortos.

“Vi pessoas serem assassinadas nas ruas. As mulheres foram estupradas e depois assassinadas. Eles matavam as pessoas queimando-as com gasolina e penduravam outras em árvores. Era um horror. Eles deixavam o espetáculo das mortes pelas ruas, para inspirar o terror”, recorda o republicano Francisco Martinez Lopez.

O documentário mostra como, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Franco executa o mais cruel ataque durante a Guerra Civil. Com o apoio das forças fascistas de Mussolini e nazistas de Hitler, o líder dos ataques à República espanhola conquista gradualmente o país sob tiros e bombas, como as que destruíram a cidade de Guernica, no País Basco, em 1937.

“Franco: O Último Inquisidor” é uma produção da Histodoc for France Télévisions & DR – Danish Broadcasting Corporation. O filme completo pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 4 de julho, às 22h.