31º Festival de Cinema de Vitória 31º Festival de Cinema de Vitória

Festival de Cinema de Vitória divulga programação

Festival de Cinema de Vitória divulga a programação completa da 31ª edição, que será realizada entre os dias 20 e 25 de julho, no Espírito Santo. O evento é gratuito e contará com homenagens a Lázaro Ramos e Suely Bispo. Serão 70 horas de programação com 78 filmes (cinco longas-metragens e 73 curtas), divididos em 12 mostras competitivas, além de debates e atividades de formação. Confira a programação completa abaixo.

“É com grande prazer que realizamos mais uma edição do Festival de Cinema de Vitória. A seleção de filmes que compõem as mostras competitivas são um rico panorama do audiovisual brasileiro e, consequentemente, do Brasil. As formações são outro importante destaque da programação, já que um dos pilares do nosso evento é estreitar cada vez mais a educação da cultura. Além disso, é uma honra homenagear Lázaro Ramos e Suely Bispo, dois artistas múltiplos e que brilham em diversas áreas. O 31º FCV está pronto para receber o público capixaba!”, disse Lucia Caus, diretora geral do evento.

Os filmes selecionados, produzidos em 2023 e 2024, apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea e contemplam diversos gêneros cinematográficos em trabalhos que trazem narrativas plurais sobre o Brasil. As exibições acontecem à tarde, nas salas de cinema Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e à noite, no Teatro Glória, no Sesc Glória.

As produções concorrem ao Troféu Vitória em 35 categorias e a escolha dos premiados é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, e pelo Júri Popular, que escolhe o Melhor Filme em todas as mostras competitivas. As inscrições para o 31º Festival de Cinema de Vitória aconteceram de 29 de janeiro a 4 de março de 2024. Ao todo, foram cadastradas 1.217 produções de todas as regiões do país.

Fora de competição, o 31º FCV realiza duas sessões especiais: o lançamento do documentário “Não se Aproxime: A Vida e Obra de Carmélia M. de Souza”, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, produzido no Espírito Santo e que conta a história da escritora capixaba Carmélia Maria de Souza; e a exibição de “Lobby do Batom”, documentário de Gabriela Gastal sobre a presença feminina na política, seguida de debate com a presença da diretora e da produtora Renata Fraga. A programação do festival apresenta também a sétima edição da Mostra Cinema de Bordas, que tem a curadoria de Bernadette Lyra e, neste ano, exibe o longa-metragem “A Noite das Vampiras”, de Rubens Mello.

MOSTRAS COMPETITIVAS

As mostras competitivas do 31º Festival de Cinema de Vitória são divididas em janelas de exibição que ocorrem à tarde e à noite, no Sesc Glória. As sessões noturnas serão realizadas no Teatro Glória, sempre a partir das 19h, e o público poderá conferir os filmes da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e da 13ª Mostra Foco Capixaba. A programação vespertina é dividida entre as salas de cinema Cariê Lindenberg e Marien Calixte localizadas, respectivamente, no 2º e no 3º andar do Sesc Glória.

As exibições na Sala Cariê Lindenberg têm início no domingo (21), às 14h, com a 9ª Mostra Mulheres no Cinema e, logo após, às 16h, com a 6ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico. Na segunda-feira (22), às 16h, acontece a 13ª Mostra Corsária. E na quarta-feira (24), às 14h, é a vez de conferir os filmes da 11ª Mostra Outros Olhares – Programa Outros Brasis.

Na Sala Marien Calixte, os cinéfilos poderão assistir, no domingo (21), aos curtas-metragens da 14ª Mostra Quatro Estações (às 14h) e da 9ª Mostra Cinema e Negritude (às 16h). Na segunda-feira (22), às 15h, as produções da 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental. Já na terça-feira (23), às 14h, serão exibidos os filmes da 11ª Mostra Outros Olhares – Programa Meu Corpo é Outro. A 8ª Mostra Nacional de Videoclipes fecha as exibições no espaço, na quarta-feira (24), às 14h.

ENTRADA GRATUITA 

Toda a programação do 31º Festival de Cinema de Vitória é gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As atividades de formação são para o público previamente inscrito.

31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura CapixabaSecretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).