Neste domingo, 5 de janeiro de 2025, Fernanda Torres fez história ao vencer o prêmio de Melhor Atriz de Filme Dramático no Globo de Ouro 2025 por sua atuação no longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.
Em comemoração ao prêmio, o Canal Brasil organizou uma programação especial dedicada à atriz, exibida entre segunda-feira (06) e terça-feira (07). Durante esses dois dias, o canal apresenta onze filmes estrelados por Fernanda, além de entrevistas nos programas “Tarja Preta” e “Amigos, Sons e Palavras”.
A maratona inicia às 19h30 com o programa “Tarja Preta”, apresentado por Selton Mello, em uma entrevista gravada em 2006. Na conversa, Fernanda revisita momentos marcantes de sua carreira, compartilhando bastidores de filmes como “Terra Estrangeira, O Que É Isso, Companheiro?” e “O Primeiro Dia”, além de sua experiência como roteirista em obras como “Gêmeas e Traição”.
Entre os filmes exibidos na programação estão:
- Terra Estrangeira e O Primeiro Dia, ambos de Walter Salles e Daniela Thomas;
- Eu Sei que Vou Te Amar, de Arnaldo Jabor;
- Casa de Areia, de Andrucha Waddington, em que contracena com sua mãe, Fernanda Montenegro;
- Traição, de José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Cláudio Torres;
- Gêmeas, também de Andrucha Waddington;
- O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto;
- Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho;
- Os Normais, de José Alvarenga Jr.;
- Saneamento Básico, de Jorge Furtado;
- Inocência, de Walter Lima Júnior.
A programação se encerra na terça-feira (07) com o programa “Amigos, Sons e Palavras”, comandado por Gilberto Gil. Na conversa, Gil e Fernanda discutem temas como o papel da mulher na preservação do afeto e reflexões sobre feminilidade e sociedade. Essa homenagem evidencia a grandiosidade da carreira de Fernanda Torres, consolidando-a como uma das figuras mais influentes do cinema brasileiro.
via Canal Brasil.