Evereste [Review]

O longa-metragem, baseado em fatos reais, narra a história dos eventos ocorridos em maio de 1996, relatando a tentativa de alcançar o cume da montanha mais alta do mundo, o Monte Evereste, com 8.848 metros de altitude.

Sendo um considerado um dos feitos de maior dificuldade que o ser humano pode realizar, a escalada ao Monte Evereste ficou popular nos anos 90, com a criação de empresas que promoviam a aventura para os clientes que estavam dispostos a assumir o risco de colocar a vida em jogo ao pagar uma bagatela de cerca de 100 mil dólares. 😛

A maioria das tentativas de alcançar o topo do Evereste são realizadas entre os meses de abril e maio, antes do período das monções e com a redução da velocidade média das rajadas de vento. Mesmo assim, o desafio de entrar na “zona de morte”, não é um passeio no parque, uma vez que acima dos 8.000 metros de altitude o corpo humano começa a falhar. Para se ter ideia, essa é a altura que um Boeing 747 voa em velocidade de cruzeiro.

Com direção de Baltasar Kormákur (Contrabando) e roteiro de Simon Beaufoy (127 Horas) e Lem Dobbs (Sem Proteção), o filme conta com um elenco de famosos, como Jason Clarke (O Exterminador do Futuro: Gênesis), Josh Brolin (Onde os Fracos não tem Vez), Jake Gyllenhaal (Donnie Darko), Keira Knightley (Piratas do Caribe), Sam Worthington (Avatar), John Hawkes (Mar em Fúria), Robin Wright (House of Cards), Michael Kelly (O Homem de Aço) e  Emily Watson (A Menina Que Roubava Livros).

O filme toma aspectos de documentário, narrando as dificuldades que os alpinistas devem suportar na tentativa de chegar ao topo do mundo. Mesmo com alpinistas experientes liderando suas equipes, fica evidente que o congestionamento de pessoas inexperientes com o sonho de alcançar o cume do Evereste é impossível.

Com temperaturas de -40 a -50 graus Celsius e ventos de até 162 km/h, não existe força de vontade ou máscara de oxigênio capaz de vencer a força da natureza. Ainda mais com a previsão de uma grande tempestade.

Entenda um pouco sobre a escalada ao Monte Evereste no Infográfico abaixo:

Opinião:

O filme apresenta as dificuldades de escalar o Monte Evereste, narrando os objetivos pessoais dos alpinistas, o drama de sobrevivência e as dificuldades de lidar com o ego das pessoas. As cenas mostrando os moradores locais do Nepal e suas crenças, e, principalmente, as sequências de subida de montanha são brilhantes, enchendo a tela de um branco tão puro que cega a visão do telespectador. Fica claro a abordagem do aspecto humano, colocando a vida em risco em busca de objetivos que nem sempre trazem méritos. Infelizmente não conferi a película no formato IMAX 3D, o que, certamente, promete aumentar a qualidade das imagens e do som.

Na minha opinião, o filme é bom e vale o ingresso.

E você amigo Nerd, o que achou do filme? Deixe o seu comentário.