O Festival Curta Cinema chega em sua 33ª edição no mês de abril. Com um recorde de mais de 4.500 filmes inscritos, foram selecionados mais de 130 curtas-metragens de 32 países, consagrados em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim, além de obras mundialmente inéditas, que farão sua estreia no festival. Entre os escolhidos, o Ceará aparece com Circuito, de Alan Sousa e Leão Neto. A exibição gratuita acontece no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 24 de abril.
A produção acompanha Niara, interpretada por Marta Aurélia, uma policial escrivã prestes a se aposentar, que enfrenta as dicotomias de um sistema de segurança corrupto em paralelo às relações humanas falidas ao seu redor.
Esta edição do Curta Cinema também contará com o Prêmio Canal Brasil de Curtas que, desde 1998 é realizado nos principais festivais de cinema do país, com júris compostos por jornalistas e críticos de cinema de todo o Brasil. Os jurados escolhem o melhor curta em competição, que recebe R$15 mil e é exibido na programação do canal.
O Festival Curta Cinema tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr. A curadoria da 33ª edição ficou a cargo de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr.
O Itaú Unibanco patrocina o Festival Curta Cinema – 33a edição por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Curta Cinema também tem o apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do edital de apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual.