Raphael (Ph) Carmo

10 set, 2015

Filmes

Olá cosmonerds! Voltamos com nossa série Tem no Netflix, com dicas para aquelas pessoas que tem problemas de produtividade por causa dessa maldita/bendita plataforma de Stream. Hoje falaremos de Senhores do Crime, um título em português horrível diga-se de passagem… O original é Eastern Promisses ( Promessas Orientais, traduzindo ao pé da letra), que tem tudo a ver com a história do filme. O título nacional parece só mais um filme de crime.

Vamos começar dando aquela carteirada básica. Eastern Promisses (2007) ( vou falar o nome original porque sim ) é um filme dirigido por David Cronenberg, famoso pelo trash A Mosca e tem como protagonista Viggo Mortensen, isso mesmo, o Aragorn de O Senhor dos Anéis. Esse é o segundo trabalho dos dois juntos, o primeiro foi Marcas da Violência (2005), outro ótimo filme também. Além disso, possui como uma das protagonistas Naomi Watts sempre linda e talentosa.

O filme possui duas narrativas que se misturam em uma principal. Numa delas acompanhamos Anna Ivanova (Naomi Watts), uma enfermeira de Londres que recebe uma misteriosa jovem grávida numa noite que acaba morrendo a dar a luz, Anna então precisa traduzir seu diário em russo para encontrar a família da moça. Do outro lado, temos Nikolai Luzhin (Mortensen) um calado “motorista” da máfia russa, braço direito de Kirill,  filho de um dos chefões da cidade, que está fazendo negócios escondidos de seu pai. As tramas se misturam quando Anna procura por coincidência esse chefão para traduzir o diário da moça.

O que eu mais gosto desse filme é que ele nos mostra uma organização criminosa que pouco vemos no cinema a Máfia Russa, também conhecida como Vory v Zakone. O filme até mostra alguns dos seus rituais e pelo que já estudei, eles estão bem fiéis ao que se conta. A trama em si é simples e até previsível em alguns momentos, mas é sempre interessante ver uma “pessoa comum” em contato com um mundo obscuro como o do crime. Os personagens são meio caricatos e clichês mas funcionam bem na trama. Apesar de ter bastante máfia, não considero esse filme como um “filme de máfia”, está mais para um triller de suspense e crime, em muitos momentos a personagem de Naomi Watts é a protagonista e nossos olhos na película. Mas é Viggo Mortensen que rouba a cena.

Viggo merece um parágrafo a parte, pois ele entrega um personagem interessante e misterioso, o famoso badass calado, um perfeito anti-herói. Lembro de ter visto nos extras do filme que o ator treinava seu personagem se vestindo de mafioso russo e sentando em cafés em Londres encarando as pessoas, como se realmente fosse um criminoso. O ator é famoso por se entregar muito a seus papéis, tendo quebrado alguns ossos por não usar dublês em O Senhor dos Anéis.

Então se você procura um bom suspense de crime bem violento, recomendo fortemente esse filme. Vou acabar esse review falando que ele também possui umas das melhores cenas de luta na história do cinema na minha opinião, assista e tire suas conclusões.

Deixe um comentário