Miss Violence usa cenário absurdo para alertar sobre assunto assustadoramente banal
A trama é centrada na família comandada pelo pai (Themis Panou), que após o suicídio de Aggeliki (Chloe Bolota) tenta levar sua vida adiante, querendo transparecer que a fatalidade foi na verdade um acidente. Aos poucos vamos conhecendo o que de fato ocorre nessa casa de perfeita higiene e organização, que está sob a constante vigilância do patriarca.
A mensagem mais marcante que ficou do filme, e essa interpretação pode variar de acordo com a pessoa que está assistindo, é de que quem é conivente com toda a violência mostrada pode ser tão culpado quanto a pessoa que a comete. Essa figura está personificada na avó (Reni Pitakki), que além de transmitir essa mensagem também desperta em nós o sentimento de revolta com tamanha aceitação. E o cardápio de horrores que Miss Violence aborda é farto: pedofilia, exploração e violência infantil, incesto e até fraude em programas sociais. As artimanhas para driblar os investigadores do governo são tão descaradas que podem impressionar até o crítico mais fervoroso do Bolsa Família brasileiro, já que para manter as boas impressões o personagem de Panou comanda todos à mão de ferro, mesmo que da maneira mais questionável possível.
Discorrer a respeito de Miss Violence sem estragar surpresas do filme é um tanto difícil, mas pode ir tranquilo (e preparado) para essa experiência cinematográfica certamente singular que o diretor Alexandros Avranas nos trás nesse clássico contemporâneo do cinema grego, que testa nossa sensibilidade de forma inteligente. O filme se transforma de tal forma que vale também uma segunda conferida, você absorverá a sequência inicial de forma totalmente diferente.
#SetembroAmarelo: Como dito, o filme não trata diretamente o suicídio mas propõe a reflexão para um mal que motiva diversos atos do tipo: a violência doméstica. Nos inteirarmos a respeito do tema só tende a contribuir para o auxílio a essas pessoas que por ventura passam por talvez não a situação extrema retratada no filme (que também podem ocorrer), mas qualquer uma que coloque vidas em riscos através de relacionamentos abusivos.
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