Raphael (Ph) Carmo

17 jul, 2017

Filmes

A Netflix está cada vez mais apostando em materiais exclusivos para brigar nessa nova guerra dos streams, entre séries e filmes tem muita coisa de qualidade duvidosa, pois o objetivo agora é mais quantidade do que qualidade. Felizmente algumas pérolas surgem dessas novas produções, como o filme do renomado diretor coreano Joon-Ho Bong (Memórias de um Assassino, Expresso do Amanhã).

Okja conta a bizarra história de uma empresa que manda porcos gigantes geneticamente modificados para diversos locais no mundo. Cada fazendeiro precisa criar o porco da melhor forma possível e o melhor porco ganhará um prêmio. Mija é uma garotinha da Coréia que tem uma amizade e vive com seu porco, mas tudo muda quando a empresa deseja pegar sua propriedade de volta a todo custo.

Resultado de imagem para okja

É um filme simples mas com uma mensagem bem poderosa contra a indústria da carne. Existem outros filmes que abordam o assunto mas a diferença desse é o seu apelo com ficção científica e drama, colocando o bichinho de uma forma bem fofa e desenvolvendo bem a sua relação com a garotinha, como no filme ET. O diretor é muito competente e existem algumas lindas cenas de perseguição onde ele consegue trabalhar muito bem a comédia e tensão ao mesmo tempo, gerando sensações estranhas e gostosas no telespectador.

Resultado de imagem para okja

Felizmente o filme acerta no drama, comédia e mensagem mas quando o quesito é desenvolvimento de personagens e trama, ele falha em escolhas simples. Existe um elenco muito bom mas no final parece que a Netflix queria colocar esses atores mais como uma forma de chamar público do que para lhes dar bons papéis. Existem umas subtramas sobre a corporação e sobre o grupo de libertação animal que não são bem desenvolvidas e não vão para lugar nenhum.

O filme tem atores como Tilda Swinton, Jake Gyllenhaal e Giancarlo Esposito que tem papéis estranhos ou exagerados demais. Outros como a própria protagonista Seo-Hyeon ou Paul Dano que já estão melhores e mais contido, apesar do segundo estar do modo bizarro como sempre.

Resultado de imagem para okja

Apesar dos problemas, Okja é um filme que entrega bem sua mensagem e traz momentos tanto divertidos quanto dramáticos. Os efeitos especiais do bicho deixam um pouco a desejar mas são perdoados por ser um filme pequeno. Mas algumas escolhas de roteiro e desenvolvimento de personagens poderiam ser melhor explorados ou simplesmente não abordados, focando na história principal. Fora isso tudo acredito que você vai se divertir, se emocionar e aprender lições com Okja, seja para rever seus hábitos alimentares ou somente ver a indústria alimentícia com outros olhos.

Deixe um comentário