Nascido em 1º de maio de 1969 em Houston, Texas (EUA), o aclamado diretor Wes Anderson completou recentemente 54 anos. O cineasta é conhecido por um estilo único, marcado por características recorrentes em suas produções: elenco renomado formado de colaboradores frequentes, personagens peculiares, uma estética visual única, roteiro espirituoso e altas doses de humor sarcástico, entre outras.
Sua extensa lista de longas-metragens rendeu a Anderson sete indicações ao Oscar, e muitos desses títulos estão disponíveis no Star+. Confira, abaixo, os filmes do diretor que podem ser conferidos na plataforma, e celebre sua vida com uma grande maratona!
A Crônica Francesa (2021)
Após a morte de Arthur Howitzer, editor da revista A Crônica Francesa, a equipe da publicação se reúne para escrever seu obituário e acaba criando quatro histórias. A primeira, do escritor Herbsaint Sazerac (Owen Wilson), é um diário de viagem pela cidade de Ennui ao longo do tempo. J.K.L. Berensen (Tilda Swinton) escreve “A Obra-Prima Concreta”, uma crônica sobre o pintor Moses Rosenthaler (Benicio Del Toro) e sua musa e carcereira (Léa Seydoux). “Revisões de um Manifesto”, de Lucinda Krementz (Frances McDormand), cuja personagem é uma homenagem à escritora da revista The New Yorker Mavis Gallant, é uma crônica de amor e morte no auge da revolta estudantil. E o escritor Roebuck Wright (Jeffrey Wright) conta uma história de suspense sobre drogas, sequestros e alta gastronomia em “A Sala de Jantar Privada do Comissário de Polícia”.
Ilha de Cachorros (2018)
Ilha de Cachorros conta a história de Atari Kobayashi (Koyu Rankin), um garoto de 12 anos que habita uma cidade comanda pelo prefeito corrupto Kobayashi. Quando todos os cachorros de estimação da cidade de Megasaki são exilados para uma ilha onde só há lixo, Atari parte em busca de Spots, seu cão guarda-costas. Com a ajuda de seus novos amigos mestiços, ele inicia uma jornada épica que decidirá o destino e o futuro de toda a cidade.
O Grande Hotel Budapeste (2014)
O clássico “O Grande Hotel Budapeste” apresenta as aventuras de Gustave H. (Ralph Fiennes), um lendário concierge de um famoso hotel europeu durante o período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, e Zero Moustafa (F. Murray Abraham), o mensageiro que se torna o amigo em quem ele mais confia. Uma história sobre o roubo e a recuperação de um quadro de valor inestimável da Renascença, da batalha encarniçada pela enorme fortuna de uma família e uma perseguição desesperada com motos, trens, trenós, esquis. Além de contar sobre o nascimento de um caso de amor. Tudo isso tendo como pano de fundo um continente que mudava repentina e drasticamente.
O Fantástico Sr. Raposo (2009)
A feliz vida domiciliar do senhor e da Sra. Raposo, ao lado do seu excêntrico filho Ash e do seu sobrinho Kristopherson é interrompida quando, caindo em velhos hábitos, o Sr. Raposo planeja o maior roubo de galinhas que o mundo animal já viu. Baseado no livro best-seller de Roald Dahl, “O Fantástico Sr. Raposo” é diversão para toda a família.
Viagem a Darjeeling (2007)
Em viagem a Darjeeling, três irmãos que não se falavam há um ano partem em uma viagem de trem através da Índia numa tentativa de reatarem seus laços fraternos… de voltarem a se relacionar como antes. No entanto, essa sua ‘busca espiritual’ sai rapidamente de curso (devido a eventos envolvendo analgésicos sem receita, xarope indiano para tosse e spray de pimenta), e eles acabam perdidos no meio do deserto com onze malas, uma impressora e uma máquina plastificadora. É aí que uma nova viagem totalmente não planejada se inicia. Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman estrelam esta história sobre aventura e amizade.
A Vida Marinha com Steve Zissou (2004)
O famoso oceanógrafo Steve Zissou (Bill Murray) e sua equipe, o Time Zissou, embarcam em uma expedição para capturar o misterioso e lendário tubarão que matou o parceiro de Zissou durante as filmagens de um documentário. Na viagem, são acompanhados por um jovem copiloto de aviões (Owen Wilson), que pode ou não ser o filho de Zissou, uma linda jornalista (Cate Blanchett) que está escrevendo um perfil do oceanógrafo, além de sua estranha esposa e coprodutora, Eleanor (Anjelica Huston). Todos terão que enfrentar grandes obstáculos, entre eles piratas, sequestradores e sérios problemas financeiros.
Os Excêntricos Tenenbaums (2001)
Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua mulher Etheline (Anjelica Huston) tiveram três filhos: Chas, Margot e Richie, e então se separaram. Chas (Ben Stiller) começou a investir em imóveis ainda adolescente e parecia ter um dom quase sobrenatural para finanças internacionais. Margot (Gwyneth Paltrow), uma jovem dramaturga, recebeu uma bolsa de estudos de US$ 50.000 ainda no primeiro ano do colegial. Richie (Luke Wilson) foi campeão juvenil de tênis e vencedor do Campeonato Nacional por três anos seguidos. Entretanto, absolutamente todos os feitos brilhantes dos jovens Tenembaums foram esquecidos após duas décadas de traições, fracassos e tragédias. É com orgulho que é apresentado esse estudo comovente e brilhante de Wes Anderson sobre a melancolia e a redenção.
Três é Demais (1998)
“Três é Demais” é a história de um adolescente sortudo e rebelde chamado Max Fischer (Jason Schwartzman), que estuda em um colégio de elite. Ele é editor do jornal da escola, capitão do time e um dos piores estudantes do colégio. O mundo de Max é virado do avesso quando ele se apaixona pela professora Miss Cross (Olivia Williams). Mas ele percebe que tem um grande rival para conquistar o amor dela: Sr. Blume (Bill Murray), que é pai de dois amigos seus.