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Vira Mar | Coprodução entre Brasil e Alemanha discute a sustentabilidade

Partindo de um estudo no âmbito das ciências econômicas, os cineastas Danilo Carvalho e Philipp Hartmann constroem em Vira Mar (Meer Werden) um filme experimental e poético que discute a sustentabilidade – especialmente a hídrica – de maneira contundente e relevante para os tempos atuais. O longa, que combina documentário e ficção, é o novo lançamento da Sessão Vitrine, que chega aos cinemas em 28/07, com ingressos a preços reduzidos, nas cidades Aracaju, Balneário Camboriú, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Alemanha e Brasil, os dois países que produzem o filme, são os cenários dessa investigação. Na região de Dithmarschen, em breve deixará de valer a pena construir diques cada vez mais altos para tentar contrariar o aumento do nível das águas do mar, resultante das alterações climáticas.

No sertão brasileiro, a situação é oposta, mas compartilhando da mesma causa: as secas periódicas e cada vez mais duradoras também são resultado das mudanças no clima.

Encontrando ressonâncias na mitologia, combinando cenas documentais nas duas regiões, encenações e um filme dentro do filme, Vira Mar  aborda a sustentabilidade, estabelecendo mais do que um diálogo entre os dois países e suas situações, ao mesmo tempo, seus contrastantes e suas semelhanças, uma indagação filosófico-estética sobre o estado do mundo e a destruição da natureza pelo capitalismo.

Hartmann partiu de sua tese de doutorado em Economia Ambiental, e no filme conta que tanto ele quanto Carvalho estavam “cientes de que uma mera análise de custo e benefício representa naturalmente apenas um entre vários outros critérios de decisão quando se visa criar uma política hídrica e ambiental que seja sustentável, nos ocupamo neste filme ainda do valor da água, numa abordagem que cientificamente é talvez menos palpável, mas que coloca as perguntas num plano mais existencial.”.

Qual o valor da força mitológica da água, do modo como esta se reflete na religião e na filosofia? Que dizer a respeito da ‘água metafórica’ tal como esta surge, desde sempre, na história da Arte enquanto fonte da vida, enquanto rio para lá do qual se situa o mundo inferior, enquanto força de renovação, meio de conhecimento e tantas outras coisas? Também aí se trata, obviamente, da nossa ligação existencial à natureza enquanto seres humanos; não de uma ligação existencial de cariz físico ou econômico. Talvez antes uma ligação metafísica?”, indaga o cineasta alemão.

Jorge Cruz Jr escreveu, no site Apostila de Cinema, que “Vira Mar  segue mais uma lógica de mapeamento crítico, de apresentação do problema de forma panorâmica e instigante. Daqueles que faz refletir, mas passando longe da solução. Ou seja, para aqueles que já se preocupam, esse novo alerta é apenas mais um gatilho de uma vida cada vez mais miserável.”.

Enquanto Hartmann nos mostra a criação de uma barragem que vai inundar uma cidade inteira na Alemanha e os moradores exigem a proteção dos pântanos, no Brasil, Carvalho registra a luta e o desejo de que o reservatório seco volte a ser preenchido com água e que alguma empresa aborde a criação de uma barragem para sustentar as vidas presente e futura na região. A música acompanha habilmente o contraponto”, escreveu Liliana Saez, do site argentino El Espectador Imaginario.

A Sessão Vitrine 2022 foi contemplada pelo PROAC Direto 38/2021, programa de fomento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Vira Mar é um lançamento da Sessão Vitrine.