Encanto
Filmes

Encanto | 10 curiosidades sobre a animação da Disney

Edipo Pereira

30 out, 2021

Dia 25 de novembro marca a estreia de Encanto, nova animação da Disney nos cinemas que levará o espectador até o coração da Colômbia. A nova história gira em torno dos Madrigals, uma extraordinária família que vive em uma casa mágica escondida nas montanhas, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto.

A magia do local tem abençoado todas as crianças da família com um dom único, desde a superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas quando ela descobre que a magia que envolve Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança para sua excepcional família.

Confira 10 curiosidades sobre a produção:

- A estreia do novo filme registra um aniversário de destaque para a Walt Disney Animation Studios: é o 60º longa-metragem do lendário estúdio de animação, que fez sua estreia nas telonas com A Branca de Neve e os Sete Anões (1937).

- Recentemente, foram anunciados os talentos da região que fazem parte do elenco de voz do filme para a versão em espanhol. As vozes confirmadas, que também participam da versão em inglês, são a atriz e apresentadora María Cecilia Botero (Abuela Alma), Mauro Castillo (Félix), e as atrizes Angie Cepeda (Julieta) e Carolina Gaitán (Pepa). A cantora Olga Lucía Vives, por sua vez, dá a voz a Mirabel.

- O compositor, cantor, ator e produtor Lin-Manuel Miranda, criador e protagonista do aclamado musical da Broadway Hamilton e criador das canções do filme da Disney Moana: Um Mar de Aventuras, está por trás da música de Encanto. O artista compôs oito canções originais para o filme, enquanto participava da viagem de pesquisa que os cineastas fizeram à Colômbia.

- Por trás de Encanto está a equipe de cineastas que trouxe às telonas Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, o filme de animação vencedor do Oscar de 2016. Eles são Byron Howard, Jared Bush e Clark Spencer, diretor, codiretor e produtor de Zootopia, respectivamente. Desta vez, os diretores Howard e Bush se juntaram à codiretora Charise Castro Smith, enquanto Yvett Merino uniu forças com Spencer como produtora.

- O filme é inspirado na cultura, nas tradições, no povo, na geografia, na flora e fauna da Colômbia. Como parte do processo de desenvolvimento do filme, os cineastas viajaram para a Colômbia e visitaram Bogotá, Cartagena, Barichara, Salento, Palenque e o Valle de Cocora. Lá descobriram a beleza diversa, vibrante e exuberante do país, que foi o ponto de partida para a criação deste universo. Além disso, a equipe reuniu um grupo de consultores que recebeu o nome de Fundo Cultural Colombiano, que incluía especialistas em antropologia, vestimenta, botânica, música, idioma, arquitetura e outros aspectos do país.

- O coração da animação é a extraordinária família Madrigal, que vive escondida nas montanhas da Colômbia em uma casa mágica, em um vilarejo vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto. O carisma e – vale a redundância – o encanto deste divertido clã conquistará o público no mundo inteiro. Eles são: Abuela Alma, a matriarca da família e avó de Mirabel; Julieta e Agustín, os pais de Mirabel; Isabela e Luisa, as irmãs de Mirabel; Félix e Pepa, os engraçados e excêntricos tios de Mirabel; Dolores, Camilo e Antonio, os primos de Mirabel; e Bruno, o tio desaparecido de Mirabel, de quem ninguém tem autorização para falar.

-  Encanto é uma história sobre as famílias, que explora as relações inspiradoras e às vezes complicadas dentro delas, especialmente aquelas em que várias gerações vivem juntas na mesma casa.

- O legado cultural da Colômbia que serviu de inspiração para o filme também inclui o realismo mágico, um tipo de narrativa em que o mítico ou peculiar é apresentado como cotidiano.

- Maluma é a voz em inglês e em espanhol de Mariano, o galã da cidade e o futuro noivo de Isabel, a filha prodígio da família e irmã perfeita de Mirabel. “Encanto é um filme tão mágico”, disse Maluma. “Sou da Colômbia e a história é sobre uma família colombiana. Estou muito orgulhoso de fazer parte desta linda história. Isso significa muito para mim porque sou apaixonado por compartilhar valores culturais e histórias sobre meu país em nível global”.

- A porta de entrada para o maravilhoso universo musical do filme é “Colombia, mi encanto”, a canção original tocada no trailer, interpretada pelo cantor, compositor e ator colombiano Calor Vives. “Esta canção é uma celebração da diversidade mágica da Colômbia”, diz Vives. “Mal posso esperar para ver como a música se fundirá com as imagens e os personagens inspirados no ‘encanto’ dos colombianos”.

Deixe um comentário