Dois documentários da Netflix que vão fazer você rever sua alimentação

22
vacas na capa do poste sobre documentários na netflix
Photo by Daniel Leone on Unsplash

A Netflix, maior serviço de streaming no mundo, pode colaborar para melhorar a forma como você se alimenta. 

A plataforma conta com uma lista extensa de filmes, séries e documentários dos mais variados temas. Dentre eles estão os documentários sobre alimentação e, enquanto alguns são muito parecidos aos realities culinários, outros propõem uma verdadeira reflexão sobre esse assunto. 

E a propagação deste tipo de conteúdo sobre saúde alimentar faz total sentido nos dias atuais, quando as pessoas estão cada vez mais preocupadas e engajadas no assunto.  De acordo com Dannie Hansen, proprietário da Sundt Suplementos, o número de pessoas que chegam aos canais de comunicação da marca procurando por termos orgânicos, como “alimentação saudável” ou “como comer melhor” tem crescido todos os meses desde o início de 2020.

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, confira a seguir quais são os dois títulos sobre ele que mais recomendamos: 

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Com a direção de Kip Andersen e Keegan Kuhn e produção executiva de Leonardo Di Caprio, esse documentário mostra como a agropecuária intensiva está acabando com os recursos naturais do planeta. 

Nele são feitas duras críticas contra organizações ambientais como a World Wide Fund for Nature (WWF) e o Greenpeace pela sua omissão com relação às consequências do consumo da carne em escala global.  

Nesse documentário é possível ver que a agropecuária é a principal responsável pelo desmatamento, poluição e a maior emissora de gases do efeito estufa. Além disso, os diretores mostram que ela está envolvida até mesmo na destruição da floresta amazônica. 

Por mais que o documentário trate de temas mais pesados, Cowspiracy é bastante didático e fácil de entender, trazendo infográficos que deixam ainda mais simples. Ele foi lançado em 2014 e possui duração de 1h30. 

What the health

Você já parou para pensar que a indústria de carne, leite e ovos pode estar diretamente conectada com a indústria farmacêutica? 

Neste documentário, os mesmos diretores de Cowspiracy mostram como funciona a relação multimilionária entre essas indústrias e ainda expõem como o consumo de alimentos de origem animal pode ser o responsável por diversas doenças.  

Em What the Health também são mostrados os malefícios que a ingestão de produtos de origem animal pode causar para a saúde e como o veganismo pode ser a solução para todos eles. O enredo nesse caso é um pouco mais impactante e pode impressionar.

Foi graças a esse documentário que o cantor Ne-Yo anunciou que se tornou vegano. Porém, antes de dar esse passo é preciso saber que muitos nutrientes e minerais se encontram nos alimentos de origem animal e que a falta deles pode causar danos ao organismo. 

O zinco é um exemplo disso,as ostras são os alimentos campeões em zinco, mas a substância também está presente em diversas carnes e no ovos. Por isso, é sempre importante o acompanhamento de um médico durante o processo de mudanças na alimentação.

What the health foi lançado em 2017 e tem duração de 1h32. 

Jogos sobre alimentação 

Ainda falando sobre o universo culinário, existem também jogos com essa temática e o Overcooked é o mais conhecido deles. Esse game multiplayer pode ser jogado em Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e em computadores e permite que se viva o papel de quem trabalha em uma cozinha. 

Nele é preciso cozinhar, servir e limpar pratos sempre no menor tempo, sendo possível jogar sozinho ou com mais três acompanhantes. 

Outras ótimas opções para os gamers desejam se aventurar em jogos de cozinha são o Battle Chef Brigade e o Campfire Cooking. 

Publicidade