Wesley Wales Anderson, mais conhecido como Wes Anderson, é um dos diretores mais prestigiados no mundo por seu estilo único e marcante, que vibra com seus enquadramentos perfeitinhos e simétricos, além de cores pastel que se mesclam com cores vivas e narrativas excêntricas com personagens peculiares. Ele também é produtor, roteirista e ator – como todo bom funcionário hollywoodiano que faz mil coisas ao mesmo tempo.
Com 54 aninhos de idade, o texano já foi indicado três vezes ao Oscar como Melhor Roteiro Original por Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Moonrise Kingdom (2012), O Grande Hotel Budapeste (2014), que também lhe rendeu uma indicação de Melhor Diretor, e O Fantástico Sr. Raposo (2014) como Melhor Animação. Também já levou Globo de Ouro e um Bafta por suas obras.
Uma figura recorrente em seus filmes é o ator Owen Wilson, que conheceu durante a faculdade de Filosofia, com quem faria o seu primeiro curta-metragem, Bottle Rocket (1994), que futuramente se tornaria um longa-metragem. Em 2001, eles fariam juntos um dos maiores sucesso do diretor, Os Exêntricos Tenenbaums, que, se você não assistiu, deveria ir agora.
Todos os longas de Wes Anderson trazem um elenco diverso e muito conhecido, não há nenhum deles que você não vá reconhecer pelo menos metade das pessoas em tela – cada um em um papel mais peculiar do que o outro.
O diretor gosta muito de trabalhar com simbolismos dentro da suas narrativas, como o bom de cores dentro do filme, que conversam diretamente com o que se passa em tela e, muitas vezes, é necessário que se tenham algum conhecimento sobre o que cada cor pode querer dizer para acompanhar com mais folga esses detalhes. Seus filmes são normalmente considerados obras-primas visuais, com tudo calibrado para ser agradável aos olhos.
E para você que não tem muita familiaridade com tal persona, seguem alguns filmes do diretor para conhecer o seu bom trabalho cinematográfico.
1. Os Excêntricos Tenenbaums (2001)
Começando pelo seu primeiro hit absoluto, o longa fala sobre a decadência da família Tenenbaum, antes muito bem de vida, mas que vai entrando em uma espécie de espiral de autodestruição quando a matriarca da família, Etheline (Angelica Houston) resolve se casar com seu contador (Danny Glover) e seu ex-marido, Royal (Gene Hackman), decide lutar pelo amor da ex-esposa, envolvendo a família inteira nessa loucura.
O filme está disponível no Star+.
2. O Grande Hotel Budapeste (2014)
Em uma narrativa divertida, contada de forma dinâmica e engraçada, o filme acompanha o gerente Gustave (Ralph Fienes), do famoso hotel europeu, que faz amizade com o seu mais novo subordinado, o mensageiro Zero (Tony Revolori), e acabam se envolvendo no roubo de um quadro famoso e de valor inestimável, rodando por diversos cantos em planos mirabolantes e escapadas divertidas para não caírem nas garras dos seus acusadores e conseguirem se desvencilhar da culpa.
O Grande Hotel Budapeste também está no catálogo do Star+.
3. Moonrise Kingdom (2012)
Em 1965, residentes de uma ilha formam uma comunidade aparentemente imune aos males do resto do mundo. Os adolescentes Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) se apaixonam e decidem fugir antes da chegada de uma violenta tempestade que ameaça a região.
Já Moonrise Kingdom você encontra no Prime Video.
Wes Anderson está retornando aos cinemas com o lançamento de Asteroid City (leia a crítica) – que estreia em alguns cinemas do Brasil nesta semana.