Lançado em 27 de janeiro de 1995, o longa Antes do Amanhecer está completando 28 anos em 2023. Com a direção do brilhante Richard Linklater (Boyhood), o filme se tornou um clássico ao contar a história do estadunidense Jesse (Ethan Hawke) e da francesa Celine (Julie Delpy) em um trem na Europa.
Após diálogos intensos sobre aspirações, vida e morte, o jovem Jesse convence Celine a desembarcarem em Viena, e assim o casal passa o dia junto na cidade europeia, cria um vínculo afetivo e sexual, que vai além da premissa de um romance clichê.
Antes do Amanhecer definiu não apenas o ideal de amor de uma geração, mas a maneira no qual as histórias românticas podem ser contadas no cinema.
O mérito do sucesso não foi apenas dos atores que tiveram uma química excepcional, como também da direção de Linklater que, mesmo inexperiente na época, criou um roteiro que envolveu (e ainda envolve) o público de tal forma que torna-se fácil acreditar naquilo que é contado no longa.
A trama é construída em diálogos inesquecíveis, que vão de temas intelectualizados sobre o ser humano a flertes bobos (mas apaixonantes). Somado a isto, a forma como tais diálogos são colocados na tela pela direção, em planos abertos, exposição das feições dos personagens sob o olhar um do outro, mas sem deixar de lado duas pessoas se apaixonando entre as ruas e paisagens de Viena, é excepcional.
Antes do Amanhecer é um intenso filme de romance, que demonstra não apenas como o amor pode surgir de maneira casual, mas como os sentimentos podem ser explorados no cinema. As conexão, saudade e esperança são o que movem o casal para um possível futuro juntos.
E o desfecho disso? É apresentado na continuação Antes do Pôr-do-Sol (2004), com o encontro do casal em Paris, na cidade do amor e, mais uma vez, recheado de diálogos intensos, reflexões profundas sobre a vida, amor e paixão. Roteiro impecável e lindo, pelas mãos de Linklater, Delpy e Hawke.
Para fechar o ciclo do casal (ou abrir outras temáticas em seus diálogos), nove anos depois foi lançado Antes da Meia-Noite (2013), tendo a Grécia como país escolhido para compor a história. Neste, as situações consideradas banais por qualquer casal são tratadas com grande maestria em um roteiro perfeito, que apresenta não apenas a vida de um casal comum, como também as diferenças culturais na educação dos filhos: estadunidense e francesa. Assim, suas discussões são mais sofridas, mas não menos apaixonantes.
A Trilogia Antes do Amanhecer mostra um casal que não é perfeito ou ideal, mas faz com que o telespectador queira viver um amor como o dele.