A Vida Secreta de Walter Mitty A Vida Secreta de Walter Mitty

A Vida Secreta de Walter Mitty: 10 anos do filme com Ben Stiller que você precisa ver

A Vida Secreta de Walter Mitty”, produzido, dirigido e estrelado por Ben Stiller, é um daqueles filmes que te colocam pra refletir sobre tudo na vida. Usando a banalidade da vida e dos sonhos das pessoas como uma força motriz para contar uma boa história sobre alguém comum, Stiller mostra um estilo visual, em tela e em texto, que você precisa assistir.

Lançado em 2013, “A Vida Secreta de Walter Mitty” é uma adaptação do conto “The Secret Life of Walter Mitty”, escrito por James Thurber em 1939. A primeira adaptação para os cinemas do conto veio em 1947, com Danny Kaye estrelando. No entanto, foi o filme de Stiller que se consagrou como o mais popular – por uma série de questões, como ano de lançamento, período do cinema e, até mesmo, a linguagem mais atual sobre a vida moderna.

Na trama, Walter Mitty é um homem comum de meia-idade. Desses que você encontra em cada dentro do transporte público diariamente, no shopping, na lanchonete ou nas ruas. Ele é um assalariado esmagado por uma rotina banal, do trabalho para sua casa – mas cheio de sonhos. Afinal, um homem comum também pode ser um sonhador, não?

É através de uma rotina e desejos que “A Vida Secreta de Walter Mitty” introduz o pensamento de ação. Depois que algo acontece, Walter precisa tomar uma decisão e é isso que muda tudo em sua vida. Não somente sua visão de mundo se expande, explorando as belezas das paisagens, os devaneios sobre o que é um trabalho (desses que precisam pagar suas contas) e como o digital pode mudar as relações de emprego, passando até sobre o que é viver um amor.

Por sinal, essa visão sobre trabalhar e viver é um tópico que Stiller gosta de pensar e escrever. Não à toa, ele voltou ao assunto com o lançamento da excelente “Ruptura“, série na qual ele produziu e dirigiu. Adam Scott, que estrelou em “A Vida Secreta de Walter Mitty“, também atua em “Ruptura“.

Usando as belezas visuais da Islândia e Groenlândia, o filme adiciona camadas em Walter a medida que ele busca encontrar quem ele é realmente. E com a trilha sonora do músico José González – que é parte essencial aqui na experiência -, é adicionado uma atmosfera emocional ainda do que é visto em tela.

“A Vida Secreta de Walter Mitty” é subestimado. A história de uma pessoa que se liberta aos poucos das amarras impostas por um sistema que esmaga os sonhos das pessoas diariamente é uma reflexão justa sobre nosso padrão de sociedade. Trabalhamos porque precisamos e o autor Ricardo Antunes, em “Os sentidos do trabalho”, fala que a busca de uma vida dotada de sentido a partir do trabalho permite explorar as conexões decisivas existentes entre trabalho e liberdade.

Assim, não há liberdade para Mitty enquanto ele não tiver sentido no que ele faz, enquanto não houver relações fora do trabalho. Enquanto ele não viver seus sonhos.

“A Vida Secreta de Walter Mitty” está disponível na Netflix e no Star+.