Na noite de sábado, 3, o 2º Claro Festival Curta! Documentários anunciou seus vencedores — que dividiram mais de R$100 mil em prêmios — em cerimônia no Estação Net Gávea, no Rio de Janeiro, transmitida ao vivo pelo Youtube, com apresentação de Juliana Zalfa, Kim Queiroz e Gregorio Cheskis.
Na Mostra Oficial, foram escolhidos A Última Vanguarda, de Peu Lima, na categoria Artes, e Incompatível com a Vida, de Eliza Capai, na categoria Humanidades. A série Caminhos dos Orixás, de Betse de Paula, ganhou pelo voto popular. Na Mostra Internacional, Van Gogh, a Criação de um Mestre, de Anne Richard, foi o vencedor e, na Brasileiros, Diário da Primavera, de Fabíola Aquino e Juliano de Paula Santos.O Prêmio CurtaEdu foi para Biocêntricos, de Ataliba Benaim e Fernanda Heinz Figueiredo.
Os vencedores das categorias foram escolhidos por um time de jurados formado por jornalistas, escritores e personalidades da cultura. Eles selecionaram as produções a partir de uma lista prévia, formada pelos filmes e séries mais bem votados pelo público que acompanhou o festival, através do site oficial. O voto popular também decidiu um ganhador na principal premiação e os da Mostra Internacional e Brasileiros. Promovido pelo Grupo Curta!, o festival teve como parceiros a Quanta e Start Locadora, que também ofereceram prêmios aos vencedores. O patrocínio é da Claro, através da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura.
Na categoria Artes, o júri técnico — formado pela atriz Marieta Severo, a diretora do grupo Estação de Cinema, Adriana S. Rattes, o crítico de cinema Inácio Araújo, o crítico de arte Paulo Sergio Duarte e a diretora Viviane Ferreira — escolheu o documentário A Última Vanguarda “por mostrar, ilustrar, relembrar tudo que o Brasil deve até hoje à fabulosa ebulição cultural e ao pensamento que a Bahia desenvolveu desde os anos 50 do século passado.”
Em Humanidades, os jurados destacaram a importância do tema abordado pelo vencedor, o arrebatador Incompatível com a Vida. Composto pelo psicanalista Christian Dunker, a jornalista e historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, a escritora Heloísa Teixeira e os jornalistas Eduardo Bueno e Maria Fernanda Rodrigues, o corpo técnico justificou a escolha “pelo tema imprescindível, pela linguagem inovadora e por ser um filme desconcertante e, ao mesmo tempo, acolhedor”.
O vencedor do Prêmio CurtaEdu foi selecionado por três membros da equipe pedagógica do CurtaEdu: Katia Montinelli, Mayra Vaz e Neusa Sá. O documentário Biocêntricos recebeu o prêmio por destacar a vida no centro dos nossos processos de decisão. Para os jurados, “é disso que fala esse documentário, com imagens surpreendentes em macro, micro e nano escalas, revelando um inovador campo científico, o qual se utiliza de fenômenos da natureza para inspirar soluções tecnológicas que beneficiam o cotidiano das pessoas”.
Worcman adiantou que, ainda este ano, também com patrocínio da Claro via Lei Rouanet, a plataforma CurtaEdu.org.br vai curar e disponibilizar gratuitamente um catálogo de 200 documentários de produção independente para 250 mil alunos da rede pública inscritos no ENEM 2024, além de programas de treinamento para professores potencializarem o uso do audiovisual.
O Claro Festival Curta! Documentários se firmou como uma celebração da quantidade e da qualidade da produção viabilizada pela política pública de fomento ao audiovisual nacional para televisão. Ao todo, foram 300 conteúdos, entre filmes e episódios de séries. A maioria recebeu financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é abastecido pela Condecine. Na cerimônia, houve a apresentação da orquestra da Ação Social pela Música no Brasil, projeto que utiliza a música clássica como instrumento para promover a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, com incentivo do Instituto Claro.
EXIBIÇÃO DOS PREMIADOS
Ao longo da próxima semana, entre 5 e 9 de agosto, de segunda a sexta e sempre às 22h, o Curta! terá uma faixa especial em sua programação com exibição das produções vencedoras, com exceção da Mostra Brasileiros. No domingo (11), às 15h45, uma maratona exibirá as cinco produções premiadas em sequência.
Confira os vencedores e suas exibições na programação do Curta!:
Segunda – 05/08
Mostra Oficial | Categoria: Artes
22h – “A Última Vanguarda” (Documentário)
Nos anos 50 e 60, a cidade de Salvador passava por uma série de transformações que marcariam sua história cultural e a de todo o país. O motor principal foram as experiências ocorridas na UFBA, a partir dos investimentos culturais do reitor Edgard Santos que, somados à cultura boêmia e à vanguarda intelectual europeia, geraram uma nova leva de intelectuais e criadores cujas obras permanecem até hoje instigantes e inovadoras. Direção: Peu Lima. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 06 de agosto, terça-feira, às 2h e às 16h; 07 de agosto, quarta-feira, às 10h; 10 de agosto, sábado, às 16h; 11 de agosto, domingo, às 22h.
Terça – 06/08
Mostra Internacional
22h – “Van Gogh, A Criação de Um Mestre” (Documentário)
Em 1890, ano da morte de Vincent Van Gogh, apenas uma pequena parcela da vanguarda acreditava no talento do pintor. Com seu trágico fim, seguido da partida precoce de seu irmão, Johanna, cunhada de Vincent, herdou grande parte de sua obra e dedicou sua vida ao reconhecimento do artista, confrontando críticos, cativando o público e ocupando um importante papel na história da arte. Direção: Anne Richard. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 07 de agosto, quarta-feira, às 2h e às 16h; 08 de agosto, quinta-feira, às 10h; 10 de agosto, sábado, às 15h; 11 de agosto, domingo, às 21h.
Quarta – 07/08
Mostra Oficial | Prêmio de Público
22h – “Caminhos dos Orixás” (Série) – Episódios: “Exu – O mensageiro entre dois mundos”, “Iansã – Os nove véus na luta contra as injustiças” e “Yemanjá – Um oceano chamado Mãe”
A série “Caminhos dos Orixás” mostra os principais orixás do candomblé, seus arquétipos e suas representações. A travessia transatlântica que os africanos fizeram durante 350 anos, trouxe mais que mão de obra escravizada. Nos navios negreiros também vieram músicas, danças, vestimentas, comidas, encantamentos, mandingas, gingas, cuidado com as plantas, e uma vontade imensa de vencer os desafios de um corpo aprisionado e uma mente livre. No candomblé, buscaram esperança e preservaram sua fé nos orixás. Direção: Betse de Paula. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 08 de agosto, quinta-feira, às 02h e às 16h; 09 de agosto, sexta-feira, às 10h; e 11 de agosto, domingo, às 17h.
Quinta – 08/08
Prêmio CurtaEducação
22h – “Biocêntricos” (Documentário)
Como você reinventaria o seu mundo tendo a natureza como modelo? Essa e outras provocações são respondidas através do olhar e da voz da bióloga e biomimetista Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, Janine revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética: uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica que busca soluções para nossos problemas, por meio da observação e da inspiração da natureza e do planeta Terra. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim. Duração: 108 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de agosto, sexta-feira, às 02h e às 16h; 10 de agosto, sábado, às 13h; 11 de agosto, domingo, às 19h; e 12 de agosto, segunda-feira, às 10h.
Sexta – 09/08
Mostra Oficial | Categoria: Humanidades
22h – “Incompatível Com a Vida” (Documentário)
A partir do registro de sua gravidez, interrompida devido a malformação fetal, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências semelhantes à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas sobre o aborto. Diretora: Eliza Capai. Duração: 92 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 10 de agosto, sábado, às 2h; 11 de agosto, domingo, às 15h15; 12 de agosto, segunda-feira, 16h; 13 de agosto, terça-feira, às 10h.
Domingo – 11/08
Maratona Curta! Documentários
Programação especial com os vencedores, sendo exibidos em sequência.
15h15 – Incompatível com a vida
17h – Caminhos dos Orixás: Exu – O mensageiro entre dois mundos
17h40 – Caminhos dos Orixás: Iansã – Os nove véus na luta contra as injustiças
18h20 – Caminhos dos Orixás: Yemanjá – Um oceano chamado Mãe
19h – Biocêntricos
21h – Van Gogh, A Criação de Um Mestre
22h – A Última Vanguarda