O Santos Film Fest: Festival de Cinema de Santos divulga sua programação completa. O evento, presente no calendário oficial de Santos e finalista do Prêmio Governador do Estado em 2023, na categoria audiovisual, acontecerá de 18 a 26 de junho, oferecendo uma programação diversificada e gratuita para os amantes do cinema em pelo menos 15 espaços. A atriz Carol Castro, a diretora Julia Rezende e o professor, cineasta e coordenador do curso de cinema da Unisantos, Wanderley Camargo, serão homenageados na abertura do festival, dia 18 de junho, 19h30, no Cine Roxy 5. O festival é organizado pelo Instituto Cinezen Cultural, que completa 15 anos de atuação em 2024 e é dirigido pelos produtores André e Paula Azenha.
Com mais de 70 exibições planejadas, distribuídas em espaços como Cine Roxy, Cine Arte Posto 4, Cinemateca de Santos, Novotel, Concha Acústica, Praça do BNH, Lagoa da Saudade, Instituto Arte no Dique, Associação Projeto Tia Egle, Escolas Andradas e Olga Cury, Open House Idiomas, Sesc Santos, Caruara, UniSantos, e Cine Roxy de São Vicente e Cubatão, o 10º Santos Film Fest promete oferecer uma intensa e variada experiência cinematográfica para todos os participantes. O tema deste ano, “10 anos de amor e dedicação ao cinema”, reflete o compromisso contínuo do festival em promover e celebrar a arte cinematográfica.
A abertura oficial está marcada para 18 de junho, uma terça, 19h30, e contará com homenagens especiais a Carol Castro e Julia Rezende, cujas contribuições para o cinema brasileiro são extensas e consistentes. Além disso, a noite de abertura incluirá uma sessão especial do filme “Ainda Somos os Mesmos”, estrelado por Carol Castro e dirigido por Paulo Nascimento. O cineasta e professor Wanderley Camargo, um dos pioneiros do cenário audiovisual santista, será o homenageado da região. Ele é responsável por criar o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Católica de Santos. Antes de Ainda Somos os Mesmos, será exibido o curta-metragem Triângulo de Tebas, de Lukinha Figueiredo e Luciano Quirino, ator santista com quase 40 anos de carreira que faz sua estreia atrás das câmeras e é padrinho do festival, tendo sido homenageado na segunda edição do evento, em 2017 e, dois anos depois, ele recebeu a estrela da Calçada da Fama do Cine Roxy. “Triângulo de Tebas”, de 25 minutos, é um documentário sobre o arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas, que só foi ser reconhecido em sua profissão séculos depois e foi responsável por projetar muito do que é o Centro de São Paulo atualmente. Ele era santista.
Para mais informações, além da programação completa do 10º Santos Film Fest, acesse o site oficial do evento.