Cinema que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secult Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão inicia nova grade de programação a partir desta quinta-feira (12), com três estreias, além de cinco sessões gratuitas.
De quarta a domingo, as sessões regulares custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira). As entradas são vendidas na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-
Estreias
Queer
Estreia na sala 2 ‘Queer’, o mais novo longa de Luca Guadagnino (‘Me Chame pelo Seu Nome’ e ‘Rivais’). O filme, que teve sua estreia no Festival de Veneza e recebeu elogios da crítica especializada, conta a história de William Lee (Daniel Craig), um expatriado americano na Cidade do México que passa os dias quase completamente sozinho, exceto por alguns contatos com outros membros da pequena comunidade americana. O encontro com Eugene (Drew Starkey), um expatriado e ex-soldado recém-chegado à cidade, mostra, pela primeira vez, que pode finalmente ser possível estabelecer uma conexão íntima com alguém.
171
Também na sala 2 estreia ‘171’, filme de Rodrigo Siqueira, cineasta mineiro que tem se notabilizado por fazer documentários de invenção, que transitam em diferentes registros. Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por estelionato, roubo e tráfico de drogas. Identificadas nas cadeias como 171, número do artigo do código penal brasileiro que tipifica os crimes de estelionato, os seis se revelam narradores que usam da habilidade com as palavras para aplicar golpes ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna “mise-en-scène” em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello (“Seis Personagens à Procura de um Autor”), as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas são até verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas.
O longa estreou no Festival É Tudo Verdade e é o terceiro longa-metragem de Rodrigo Siqueira, que já dirigiu os premiados ‘Terra deu, Terra Come’ e ‘Orestes’, ambos listados na seleção dos melhores documentários brasileiros de todos os tempos em levantamento feito pela ABRACINE – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema.
Avenida Beira-Mar
Premiado no Festival do Rio com o Prêmio Felix de melhor filme LGBTQIAP+, estreia na sala 1 ‘Avenida Beira-Mar’, dirigido por Maju de Paiva e Bernardo Florim. Com Andréa Beltrão e Isabel Teixeira, e também as jovens atrizes Milena Gerassi e Milena Pinheiro no elenco, o filme narra uma história comovente de descoberta, amizade e aceitação. Na trama, Rebeca, uma menina de 13 anos, filha de pais separados, muda-se com a mãe para o bairro litorâneo de Piratininga, em Niterói. Ela passa seus dias espiando a rua por cima do muro. Lá, Rebeca vê Mika, uma menina da sua idade, que desafia as normas de gênero. O encontro das duas meninas desencadeia uma amizade incompreendida pelos adultos e uma série de eventos que abala a tranquilidade da Avenida Beira-Mar.
Sessões gratuitas
Sessão comentada
Em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, o Cinema do Dragão exibe na próxima quinta-feira (12) ‘Um Filme de Dança’, documentário pioneiro na história da dança brasileira, inédito em Fortaleza, em sessão comentada pela diretora Carmen Luz. Reunindo uma série de bailarinos e coreógrafos, o filme é um tributo ao corpo negro, dono de sua própria dança, que lança reflexões sobre a questão: “Onde estão os negros na dança?”. A sessão será gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinema 1h antes do início da sessão.
Carmen Luz é oficineira do projeto “Em Uma Gota o Oceano” do artista Carlos Antônio do Santos, que integra a atual edição dos Laboratórios de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes. Carioca, Carmen é coreógrafa, cineasta, curadora, docente e artista visual. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, é fundadora da Cia. Étnica de Dança e criadora do curso Danças Negras na Faculdade Angel Vianna. Com vasta produção em documentários e videoartes exibidos internacionalmente, como Um poema para Quenum(2008), Tia Lucia (2019), Um filme de dança (2013) e os videoartes Um preto (2010) e Panelaço (2020), atualmente prepara seu próximo longa-metragem
Lançamento com bate-papo
Na sexta-feira (13), às 17h, em parceria com a Associação de Amigos do Museu do Ceará, será realizada exibição de lançamento do curta-documentário “O Restauro do Bode Ioiô”, dirigido por André Moura Lopes, Naudiney Castro e Thiago Nascimento, sessão seguida de conversa com a equipe do filme. A produção acompanha, sob a orientação do taxidermista Emerson Boaventura, o processo de restauração do icônico Bode Ioiô, uma das peças mais valiosas do Museu do Ceará e figura lendária da Fortaleza dos anos 1920, e traz relatos históricos e curiosidades sobre o famoso caprino.
Programa Vizinhanças
No sábado (14), às 14h, a sala 2 apresenta mais uma edição do programa “Vizinhanças”, que realiza sessões gratuitas para comunidades próximas ao Centro Dragão do Mar, que neste dia exibe ‘Greice’, produção cearense dirigida e escrita por Leonardo Mouramateus, premiada como a grande vencedora do 13º Olhar de Cinema Rodado, para a comunidade Poço da Draga. O filme teve sua primeira exibição no 53º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde foi sucesso de crítica e público. O elenco principal inclui Amandyra, Mauro Soares, Dipas e Luara Raio, além das participações especiais de Isabél Zuaa, Luciana Souza e Faela Maya. Além de Melhor Filme do 13º Olhar do Cinema, “Greice” também saiu do festival com os títulos de Melhor Roteiro para Leonardo Mouramateus e Melhor Atuação para a protagonista Amandyra.
O programa integra o projeto “Cinema do Dragão: Telas plurais, cenas diversas”, apoiado pelo Edital para as Artes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), o Cinema do Dragão realiza quatro programas públicos:
Cinema na Praça – especial Natal no Dragão
Na próxima terça-feira (17), a partir das 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, o NAT e o Cinema do Dragão, em parceria com o Centro Pop Centro, Coletivo Veganizando e o Hub Cultural Porto Dragão realizam edição especial do projeto Cinema na Praça, com a exibição gratuita do filme “Uma Carta para Papai Noel”, dirigido por Gustavo Spolidoro. A exibição será seguida de uma ceia voltada às pessoas em situação e superação de rua que têm participado do programa ao longo do ano e contará com a intervenção artística do fotógrafo Sérgio Lima.
4º FESTin
Na próxima quarta-feira (18), às 17h20, o Cinema do Dragão exibe, gratuitamente, ‘Fogaréu, filme dirigido por Flávia Neves que integra a programação do do 4º FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – com exibição de longas contemporâneos de cineastas dos países lusófonos, além da realização de debates após as exibições para discutir aspectos da produção cinematográfica e o potencial de mercado dos países de língua portuguesa. O acesso às sessões é gratuito mediante a retirada de ingresso na bilheteria do Cinema, uma hora antes.
Ação promocional
Fruto de parceria com a distribuidora Filmes do Estação, o Cinema do Dragão estará distribuindo cards do filme ‘Malu’, com sessões no domingo (15) e na terça-feira (17), às 13h40, na sala 2, para os espectadores que adquirirem ingresso do filme, que tem tarifas regulares.