O Cinema do Brasil, iniciativa liderada pelo SIAESP em colaboração com a ApexBrasil desde 2006, desempenha um papel fundamental na promoção e internacionalização do cinema nacional. Com o objetivo principal de facilitar a participação de produtores e distribuidores brasileiros nos mercados internacionais, além de estimular o networking e promover os filmes brasileiros nos festivais internacionais de renome, o projeto chega no Festival de Cannes deste ano.
O programa destaca três notáveis produções brasileiras, como “Motel Destino“, dirigido por Karim Aïnouz e produzido pela Gullane, que está competindo pela cobiçada Palma de Ouro. O filme, ambientado num Brasil pós-pandemia e filmado inteiramente no Ceará, conta com um elenco estelar, incluindo Fábio Assunção, Nataly Rocha e Iago Xavier.
Outra obra em destaque é “Baby“, dirigida por Marcelo Caetano e produzida pela Cup Filmes, selecionada para a prestigiada Semana da Crítica do Festival. O enredo acompanha a jornada de um jovem recém-libertado de uma instituição correccional juvenil, cujo encontro com um homem desencadeia um tumultuoso romance.
Além disso, o curta-metragem “Amarela“, dirigido por André Hayato Saito e produzido pela MyMama Entertainment, também está na disputa pela Palma de Ouro. A história segue Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira, enquanto ela desafia as tradições de sua família japonesa e sonha em celebrar a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1998.
Além da exibição dos filmes, o Cinema do Brasil estará presente no Marché du Film, oferecendo um espaço para networking e negócios. Este estande é uma referência para profissionais estrangeiros em busca de informações sobre a indústria cinematográfica brasileira. Durante o evento, a equipe do programa organiza uma série de eventos para facilitar a conexão entre a delegação brasileira e os profissionais internacionais, incluindo encontros de coprodução e conversas com fundos e festivais internacionais.
A participação do Brasil em Cannes é apoiada pelo CreativeSP, Spcine e Rio Filme, entre outros. Com uma delegação de cerca de 50 empresas e mais de 60 profissionais, o país busca ampliar sua presença e oportunidades de negócios no mercado global de cinema.
Desde sua criação, o Cinema do Brasil tem registrado um aumento significativo no número de coproduções internacionais e na presença de filmes brasileiros em festivais internacionais de prestígio. Em Cannes 2023, por exemplo, a participação brasileira resultou em negócios no valor de 18 milhões de reais, demonstrando o crescente reconhecimento e impacto da indústria audiovisual brasileira no cenário internacional.
via Material de Imprensa.