Cinelândia Cearense - 100 anos de resistência: documentário estreia no São Luiz nesta semana Cinelândia Cearense - 100 anos de resistência: documentário estreia no São Luiz nesta semana

Cinelândia Cearense – 100 anos de resistência: documentário estreia no São Luiz nesta semana

Evento inicia às 19h e é aberto ao público

Nesta terça-feira (17), o Cineteatro São Luiz traz o lançamento de “Cinelândia Cearense – 100 anos de resistência”, documentário realizado pelo Núcleo Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará, e presta homenagens a dois personagens importantes para a celebração do Centenário do Cinema Cearense, Ary Bezerra Leite e Artur Bruno. O evento de lançamento inicia às 19h e é aberto ao público, com entrada sem retirada de ingressos.

A celebração do centenário do cinema cearense é marcada por desafios e conquistas. A tradição cinematográfica no estado começou com o cearense Adhemar Bezerra de Albuquerque, em 1924, com o filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”. Hoje, 100 anos depois, o cinema cearense ganha cada vez mais destaque nacional e internacional. Como iniciou o cinema cearense? Quais eram as primeiras salas de cinema? Quem fez parte dessa história?

Além da exibição de “Cinelândia Cearense – 100 anos de resistência” e conversa com realizadores, o Cineteatro São Luiz presta homenagem ao historiador Ary Bezerra Leite, por sua dedicação à pesquisa e à preservação da história do cinema brasileiro, e ao Sr. Artur Bruno, ex-Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Ceará, por sua autoria da Lei Nº 14.166, que oficializou o dia 15 de outubro como a data comemorativa do Dia do Audiovisual.

100 anos do Cinema Cearense Cearense

Em 2024, o estado do Ceará comemora 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense, Adhemar Bezerra de Albuquerque, que ocorreu em 15 de outubro de 1924, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza. O dia 15 de outubro foi instituído como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a LEI Nº 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

Adhemar Bezerra de Albuquerque, fundador da ABA Film, marcou o início de uma rica tradição cinematográfica no estado com o seu filme “Temporada de futebol maranhense no Ceará”. Seu legado permanece vivo até os dias de hoje, influenciando gerações de cineastas e profissionais do audiovisual.

via Comunicado de Imprensa.