A 30ª edição do Festival É Tudo Verdade acontece nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo até dia 13 de abril. Em comemoração às três décadas, o Canal Brasil volta com a faixa “É Tudo Verdade”, dedicada ao mais importante festival de documentários do país. Com o curador da crítica, jornalista e fundador da ETV, Amir Labaki, a nova temporada traz as longas metragens documentais que mais se destacaram nos últimos anos, a partir do dia 16 de abril (todas as quartas), às 20h. Neste mês, serão exibidos o inédito “171” , de Rodrigo Siqueira (16/04); “Favela do Papa” , de Marco Antônio Pereira (23/04); e “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” , de Daniela Broitman (30/04), uma coprodução do Canal Brasil.
“171” reúne seis pessoas que estão cumprindo pena em presídios de São Paulo por motivos diferentes, mas todos sob a pena do artigo 171 do Código Penal, que caracteriza como ações de estelionato, furtos e golpes financeiros. Na cultura popular, “171” também se refere a pessoas que se aproveitam de outras. No filme, eles contam suas histórias para a câmera, fazem encenações e conversam com o diretor, unindo teatro e realidade. O documentário busca uma reflexão: são golpistas ou atores natos?
Já o filme “Favela do Papa” retrata a resistência dos moradores da Favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, contra a ordem de remoção imposta pelo governo estadual na década de 1970, durante uma ditadura militar no país. Personalidades da música brasileira, como Sérgio Ricardo, Chico Buarque e Gonzaguinha atuaram conjuntamente à organização popular nesse movimento de resistência. A visita ao Rio de Janeiro do Papa João Paulo II, em 1980, também reforçou a legitimidade da luta popular e consolidou a virada de chave para o futuro da Favela do Vidigal.
A Faixa É Tudo Verdade encerra com o longa-metragem “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” , que faz uma viagem pelo universo do cantor e compositor baiano (1914-2008) que abriu caminhos para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. O documentário passa por temas como suas histórias de amor, espiritualidade, referências de raiz africana e elementos da natureza que o inspiraram como artista. A exibição é na data em que o músico completou 111 anos, 30 de abril.
Faixa É Tudo Verdade
Horário: Quartas, a partir de 16/04, às 20h
171 (2024) (95′) – Inédito
Horário: Quarta, dia 16/04, às 20h
Direção: Rodrigo Siqueira
Classificação: 10 anos
Sinopse: Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Eles cumprem pena por motivos diferentes, mas são identificados nas cadeias como autênticos “171”, um tipo de narrador — meio camaleão — que pode usar sua habilidade com as palavras para aplicar um golpe ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna mise-en-scène em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, os seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Alguns até são verdadeiros, mas não se sabe quais são as inventadas.
Favela do Papa (2023) (76′)
Horário: Quarta, dia 23/04, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Marco Antônio Pereira
Sinopse: O filme retrata um capítulo crucial da história do Rio de Janeiro na década de 1970: a resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção imposta pelo governo. A produção transmitiu imagens de época e entrevistas que revelaram a luta intensa e animada da comunidade, apoiada por diversas entidades e personalidades influentes. Essa resistência se inseriu em um contexto maior, expondo a política de remoção em grande escala praticada pelos governos estaduais brasileiros na década de 1960 que visava desalojar comunidades inteiras em nome de uma suposta modernização urbana. Após três anos de mobilização, o movimento do Vidigal alcançou uma vitória histórica, garantindo a permanência dos moradores em seu território. O documentário também destaca um momento simbólico e decisivo para a comunidade: a visita do Papa João Paulo II à favela em 1980, um gesto que reforçou ainda mais a legitimidade da luta popular e consolidou a vitória do movimento de resistência.
Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos (2024) (92′)
Horário: Quarta, dia 30/04, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Daniela Broitman
Sinopse: Uma das maiores figuras da música brasileira, Dorival Caymmi, tem suas memórias e confidências relembradas através de uma entrevista inédita realizada em 1998. Combinando entrevistas com personalidades que o conheceram e este novo relato de Caymmi, o documentário faz um panorama por momentos importantes na história do cantor.