Amarela Amarela

Amarela: Curta brasileiro exibido em Cannes, ganha trailer

Produção está concorrendo ao Palma de Ouro

Estreando no Festival de Cannes deste ano, o curta brasileiro Amarela, escrito e dirigido por André Hayato Saito, ganhou o seu primeiro trailer oficial.

Se passando no final da Copa do Mundo de 1998, o filme acompanha Erika Oguihara (Melissa Uehara), uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa e ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.

Assista abaixo:

Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Alice Saori e Takao Yabu também estão no elenco.

“Amarela” está concorrendo à Palma de Ouro em Cannes. O curta foi selecionado com outras dez produções, e é o único filme latino-americano na categoria.

“Sempre me senti japonês demais pra ser brasileiro e brasileiro demais pra ser japonês. A busca por uma identidade que habita o entrelugar se tornou a parte mais sólida de quem eu sou. “Amarela” é uma ferida aberta não só do povo Nipo-Brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país. Erika, a protagonista, representa o desejo de encontrar nosso lugar no mundo”, comenta André Hayato Saito, roteirista e diretor do filme.

Produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, o filme marca a estreia nas telas de Melissa Uehara. Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, André Hayato Saito e Tati Wan são produtores. A direção de fotografia é de Hélcio Alemão Nagamine, com Luana Kawamura Demange na direção de arte. A montagem é de Caroline Leone, o elenco é por Gy Ogata, o figurino é de Yuri Kobayashi, a trilha sonora original é composição de Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo, com produção executiva de João da Terra, direção de produção de Toti Higashi e produtores associados Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago.

“Amarela” é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama com o Saito que investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo. O primeiro é “Kokoro to Kokoro”, e o segundo é “Vento Dourado”.

via Material de Imprensa.