O diretor Alê Abreu, indicado ao Oscar pelo filme animado “O Menino e o Mundo”, será homenageado na 19ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece entre os dias 19 e 24 de junho na cidade histórica mineira.
O eixo de programação da CineOP é o único no cenário audiovisual do país ao reunir três temáticas: Preservação, História e Educação. Cada uma delas tem uma curadoria responsável, que anualmente propõe reflexões, resgates e perspectivas a partir de filmes, debates, masterclasses, encontros e oficinas. Toda a programação é gratuita.
“Embora tenha atuado em diferentes atividades relacionadas ao desenho e à ilustração, em livros, publicidade e séries, Alê é a assinatura mais reconhecida dos últimos anos do cinema de animação no Brasil, especialmente por fugir dos padrões uniformizantes e industriais, com muita ênfase na visualidade e na criação de mundos próprios, que se nutrem relações com a realidade”, destaca Cleber Eduardo, curador da Temática Histórica da CineOP. Ele trabalhou nesta edição com o cineasta Fábio Yamaji, estudioso de animação no Brasil.
Ambos definiram o nome de Alê Abreu a partir também da percepção de que se trata de um diretor e criador singular na própria cinematografia do país. “Após ‘O Menino e o Mundo’, Alê se tornou emblema e sinônimo de criatividade formal que vem de suas três décadas de trabalho. A homenagem está ancorada principalmente nessa trajetória, e sim no percurso autoral de um processo que, se tem ainda poucos filmes, é especialmente coerente e obsessivo”, completa o curador.
Em 2023, Alê Abreu participou de um dos episódios do Se Anime, nosso podacast sobre animação. Junto de Ernesto Soto, Abreu e Vinicius Bozzo comentaram sobre o filme animado “Perlimps”. Confira abaixo:
via Material de Imprensa.