Em 2023, o diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”) havia comentado que estava desenvolvendo um filme sobre a ditadura no Brasil com Wagner Moura. Agora, a Variety anunciou que o projeto se chama O Agente Secreto e trouxe um pouco mais de informações sobre o longa.
Wagner Moura, que está em “Guerra Civil” – em exibição nos cinemas, estrela como Marcelo, um professor universitário de 40 anos que viaja da cidade de São Paulo para Recife, durante o Carnaval, na esperança de reencontrar o filho. Mas logo ele descobre que foi seguido e espionado por membros do governo da Ditadura Militar no Brasil. O filme se passa em 1977, e Maria Fernanda Candido também está confirmada no elenco.
A MK2 Films, de “Anatomia de Uma Queda”, apresentará o projeto no Festival de Cannes. O filme está em pré-produção e as filmagens estão previstas para começar neste ano. A produção é da Cinemascopio (“Bacurau”, “Aquarius”) e MK Produções, cujos créditos incluem filmes indicados ao Oscar, como “A Pior Pessoa do Mundo”, de Joachim Trier, e “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski.
Kleber desenvolveu este longa enquanto trabalhava em “Retratos Fantasmas”, seu documentário sobre as salas de cinemas do Centro de Recife. O doc está disponível no catálogo da Netflix.
“O Agente Secreto” tem previsão de lançamento para o ano que vem, em 2025.
via Variety.