Dia 5 de janeiro de 2017 o mestre das animações cinematográficas completa 76 anos, e não existe jeito melhor pra nós comemorarmos o aniversario de Hayao Miyazaki a não ser indicando as melhores animações criadas por esse Deus entre os mortais.

Quando falamos de Miyazaki não há como fazer um “top” justo, pois a verdade é que nenhuma uma de suas animações são ruins, tratando-se de obras primas devidamente reconhecidas pelo público e até pela Academia. Então o jeito mais divertido seria indicar as animações mais marcantes, e não há como não começar com A Viagen de ChiriroSpirited Away (título ocidental do filme) foi sem duvida uma das melhores animações já feitas na história do cinema. A forma que Myazaki trata os personagens e o desenvolvimento do roteiro são de tirar o fôlego, sem contar a trilha sonora também composta pelo diretor. O projeto rendeu um Oscar de melhor animação ao Studio Ghibli, consagrando Miyazaki na história do cinema.

Outro de seus trabalhos mais notáveis foi algo bem recente, a animação de 2013 Vidas ao Vento. Quando esse filme saiu eu já estava morrendo de saudades dos trabalhos do Miyazaki, e nunca me decepcionei quando assisti algo produzido pelas mãos desse homem. Vidas aos Vento não foi diferente, quando soube que a história seria sobre um jovem e um sonho de criar um avião não imaginei que ia terminar em prantos e de coração pesado com o final tão encantador e “real” daquele filme. De longe um de meus filmes preferidos.

E pra que o texto não fique longo, vou indicar apenas mais uma animação do mestre, O Castelo Animado. Depois desse filme fiquei tão encantado com o universo onde ele foi concebido que tive que ver de novo, um mundo onde uma guerra está as bordas de uma cidade é apenas um background de um romance complicado cheio de mistério e magia, com toda a ambientação culminando em uma história bem escrita que não podia vir de ninguém mais ninguém menos que o mestre Hayao Miyazaki.

E é assim que parabenizo um dos meus cineastras favoritos, e agradeço por todas as incontáveis histórias que tive o prazer de assistir durante esses anos. Feliz aniversário Hayao Myazaki estou aguardando mais do seu incrível Legado.