Dois anos se passaram e provavelmente você nem lembre mais da última tentativa da Fox de emplacar um filme do Quarteto Fantástico. Com vários problemas nos bastidores, a tragédia comandada por Josh Trank se inspirou no Universo Ultimate, com uma versão mais jovem dos heróis, e apostou numa pegada Batman do Nolan. E nós sabemos que isso deu errado em todos os níveis possíveis.

Porém, a Fox é conhecida por não desistir tão fácil assim. De acordo com informações do Bleeding Cool, o estúdio da raposa já está pensando no próxima aventura do Quarteto Fantástico. E correndo o risco de me arrepender profundamente ao afirmar isso, existe um certo potencial na ideia. Saem os adultos caretas e entram as crianças cheias de energia.

O rumor aponta que a ideia é mostrar Reed e Sue Richards casados, mais velhos e cuidando de seus dois filhos e protagonistas da trama: Franklin e Valeria. O Coisa e o Tocha Humana acompanhariam os jovens Richards na aventura, fazendo o papel de tio chato e tio descolado (que dá 50 reais pra você tomar sorvete).

A dúvida que paira no ar é como os poderes dos jovens serão abordados. Franklin é um dos mutantes mais poderosos que já deram as caras na longa história da Marvel. Entre suas habilidades estão telepatia, telecinese e a capacidade de alterar a realidade. Já Valeria possui uma das maiores mentes das HQ’s. Qualquer vilão é, com o perdão da piada, um passeio no parque para eles.

Olha o tamanho da merda que foi o nosso filme…

Não é apenas a premissa que garante uma certa empolgação, os nomes envolvidos e até a principal inspiração para o filme são interessantes. Seth Grahame-Smith parece ter sido escolhido para escrever o roteiro do novo Quarteto Fantástico. Autor dos livros adaptados para o cinema Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros e Orgulho e Preconceito e Zumbis, Seth também roteirizou LEGO Batman: O Filme e é produtor do novo It: A Coisa. Ele também foi diretor de The Flash por um breve período, deixando o cargo após “divergências criativas” com a Warner/DC Comics.

Ah, ele também tentou salvar o roteiro de Josh Trank, mas isso não é o tipo de coisa que fala pra todo mundo. Só que a coisa pega no tranco quando o artigo do Bleending Cool afirma que a ideia é se basear no espírito de Os Incríveis! Sentiu um arrepio?

Antes de filmes de super-herói se tornarem moda e a Fox cagar o pau, o longa animado da Pixar comandado por Brad Bird já era a melhor encarnação do Quarteto Fantástico fora das HQ’s. Uma família que combate mal, mas que também precisa enfrentar os problemas do cotidiano como crises no casamento, problemas na escola e os desafios da pré-adolescência. Tudo inserido num ambiente colorido (Chupa MCU), com humor afiado, diálogos pra lá de inteligentes e personagens esbanjando carisma. Tudo que Stan Lee e Jack Kirby sempre sonharam.

Até o momento esse é o verdadeiro Quarteto Fantástico do cinema!

Claro, entre ter uma ideia e levá-la para a tela do cinema existe um longo e tortuoso caminho, especialmente quando a Fox está envolvida. E dessa vez não existe a muleta do +18 utilizada em Deadpool e Logan (que não são ótimos filmes apenas por causa disso, mas você entendeu…). Mas, se a casa cair e o novo Quarteto Fantástico for um fiasco, Os Incríveis 2 está vindo aí. E na Disney/Pixar sempre podemos confiar.