Nessa série de postagens, discorremos a respeito de filmes que poderiam muito bem ganhar uma continuação. A bola da vez é Corpo Fechado!

unbreakable-bruce-willisM. Night Shyamalan fez um ótimo trabalho em Corpo Fechado (2000). Apesar de algumas soluções questionáveis no roteiro, foi um filme que emulou muito bem a estrutura de uma HQ no cinema, trazendo elementos como o vilão intrinsecamente ligado ao herói e super poderes de forma crível. O mais interessante disso tudo é que se trata de um filme dramático, e não de ação.

Uma década e meia se passou desde então e as HQs invadiram fortemente o cinema pipoca. Homem de Ferro e Capitão América, Batman e Superman não só possuem seus filmes próprios como interagem uns com os outros num universo cinematográfico compartilhado. Uma verdadeira loucura narrativa.

Nesse cenário, talvez seja o momento de uma continuação. Sim, Corpo Fechado 2 viria a calhar e daria uma boa dose de dramaticidade para as HQs no cinema, vertente essa (a dramática) que até hoje os executivos não tiveram coragem de adotar, priorizando majoritariamente a ação com humor, piadas estrategicamente encaixadas no roteiro e efeitos visuais de cair o queixo.

3bbff626f35f5c52f880ceee50d9d425Um dos motivos dessa continuação se tornar viável passa pelo elenco. Bruce Willis (David Dunn) ainda está na ativa e está incrivelmente bem fisicamente, o que o gabarita sem ressalva alguma para o projeto, e isso casa perfeitamente com seu personagem no primeiro filme: se ele é inquebrável, é sensato supor que ele não envelheça tão cedo. Há espaço para mostrar como foi sua vida após encontrar a redenção como um herói. Será que ele procurou outros como ele e formou uma equipe? Robin Wright (Audrey) está mais diva ainda nos dias atuais e isso pode ser constatado facilmente por quem a viu em House of Cards, e seria uma excelente oportunidade para sua personagem ser mais aprofundada. Até o filho do casal, Joseph (Spencer Treat Clark) poderia aparecer. Hoje o ator está com 29 anos, longe de papéis em grandes filmes como quando ele era criança (além de Corpo Fechado, participou de Gladiador e Sobre Meninos e Lobos), e recentemente deu as caras na terceira temporada de Agents of SHIELD como filho do Barão Von Strucker.

unbreakable-3Do ponto de vista autoral, é uma boa oportunidade para M. Night Shyamalan dar seus pitacos do que ele pensa de questões como esse advento massivo das páginas das HQs no cinema, algo parecido com a crítica de Birdman dirigido por Alejandro González Iñárritu. Além do mais, Shyanalan não tem entregado grandes filmes a um bom tempo (sendo quase impossível se desfazer da sombra de O Sexto Sentido).

Vale lembrar que Elijah Price (o Senhor Vidro vivido por Samuel L. Jackson) foi parar num sanatório depois do plot twist do primeiro Corpo Fechado. Eis a oportunidade para usar outro chavão das HQs novamente: a redenção do vilão. Nos quadrinhos isso é muito recorrente, onde até Lex Luthor e Doutor Octopus já tiveram momentos de bondade. E tempo para elaborar um novo plano Elijah tem de sobra.

Isso só saberemos quando Corpo Fechado 2 chegar aos cinemas. Algumas sequências precisam acontecer, e M. Night Shyamalan pode acertar em cheio novamente.

Atualizado 06/03/2019: Veio o filme Fragmentado, que trouxe David na cena final levando assim Corpo Fechado ao mesmo universo do longa, culminando no lançamento de Vidro (Glass) em 2019. Leia nossa crítica.