Bumblebee paramount transformers Bumblebee paramount transformers

Bumblebee mostra que franquia Transformers poderia ter feito como Vingadores

Desgaste da franquia Transformers pode ser amenizado com Bumblebee, que promete ser um filme menor em abrangência, só que maior na qualidade. Tudo o que Michael Bay nunca conseguiu fazer

Estamos prestes a “comemorar” 11 anos do início da franquia Transformers no cinema, e o lançamento recente do trailer de Bumblebee traz mais lamentações do que qualquer outra coisa relacionado a essa franquia. A cada novo filme, sob a batuta do explosivo Michael Bay, é evidenciado o desgaste de Optimus Prime e sua turma nas telonas.

Por que a Paramount Pictures não fez igual a Marvel Studios e estabeleceu uma mega franquia Transformers?

A culpa disso não acontecer é do próprio Michael Bay.

Coincidentemente, a Marvel, que hoje possui a maior média de bilheteria e aceitação do público pipoca nos cinemas também está com uma década de franquia estabelecida. E a diferença de repercussão é gritante: estamos basicamente há 6 anos (desde Vingadores em 2012) discutindo como seria a chegada do vilão Thanos em Guerra Infinita, algo que só aconteceu recentemente. E o hype não abaixa, já que precisamos urgentemente saber sobre a trama de Vingadores 4 e os próximos filmes depois dele.

poster de Vingadores: Guerra Infinita
Cada um desses personagens foram devidamente apresentados antes desse megaevento. Divulgação: Marvel / Disney

Essa comparação é para dizer o seguinte: a Marvel lançou Homem de Ferro, Thor e Capitão América antes de juntar sua equipe num filme só. Por mais que possamos questionar a qualidade de um ou outro (Thor, por exemplo, é um filme ruim), houve tempo de nos familiarizarmos com cada um antes de vê-los na porradaria desenfreada que se sucedeu após a tentativa de Loki conquistar a Terra. Diferente de Transformers, que começou cataclismático logo na primeira oportunidade.

Voltando a Michael Bay, pouca coisa o diretor trouxe de positivo para a franquia robótica automotiva. Você pode argumentar sobre os visuais incríveis, que foram evoluindo com o passar dos filmes, e serei obrigado a concordar (apesar de ainda não conseguir acompanhar bem as cenas de ação). Mas trata-se de uma estética sem alma, aplicada em personagens descartáveis em sua maioria. De bom mesmo, só aquele domínio logístico maluco que o diretor possui com sua equipe, conseguindo produzir (a um baixo custo) as coisas de modo eficaz para a Paramount. Nada perceptível para o consumidor final.

cena de ação em transformers 5
Transformers: O Último Cavaleiro. Divulgação: Paramount Pictures

O resultado é uma série de histórias pouco envolventes ao longo desses 11 anos, sempre se apoiando de forma preguiçosa à figura de Optimus Prime e, vez ou outra, no próprio Bumblebee ou do protagonista humano da vez. Foram tramas com a clara intenção de apresentar um enredo de perigo global, colocando em tela robôs e mais robôs sem profundidade narrativa. A falta de tato do diretor também nunca ajudou muito, basta lembrar das inúmeras cenas em câmera lenta de pessoas suadas com explosões no pôr-do-sol, por exemplo.

Esse trailer de Bumblebee mostrou que o filme pode até ser, quem diria, um Transformers bom. Apelo aos anos 80, amizade entre uma adolescente e seu robô e menos personagens para (se tudo correr bem) termos um herói desenvolvido no final. Transformers poderia ter começado assim, apresentando cada um dos principais Autobots em tramas de escala mais moderada.

É óbvio que um Autobot ou Deceptcon não possui a importância de um herói Marvel ou DC. Mas Transformers é uma franquia muito forte da Hasbro, famosa por seus brinquedos, mas também com diversas animações em série e também HQs. E o cinema possui um poder de exposição incrível, afinal, quem era o Homem de Ferro antes de Robert Downey Jr. senão um personagem B nas HQs? Hoje, a platéia no cinema vibra logo na primeira cena dele vestindo sua armadura.

Se Bumblebee vai ser, de fato, um filme de qualidade, vamos poder conferir por aqui a partir do dia 25 de dezembro. O elenco conta com John Cena e Hailee Steinfeld (aquela garota incrível de Bravura Indômita). Reveja o trailer abaixo: