V Mostra Curta Vazantes abre inscrições para curtas-metragens

Realizadores podem submeter seus curtas-metragens até 10 de abril

Realizada pela Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas Ltda., a quinta edição da Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade se prepara para levar o melhor da produção cinematográfica ao distrito de Vazantes, distrito de Aracoiaba, no interior do Ceará, e comunidades vizinhas.

O evento acontece de 04 a 09 de junho com entrada gratuita e exibição ao ar livre, se estabelecendo como um espaço democrático de exibição de filmes, longe dos grandes centros urbanos. A Mostra também oferecerá oficinas artísticas para estudantes e jovens com idade entre 12 a 25 anos, em situação de exclusão e vulnerabilidade social, residentes no distrito de Vazantes e comunidades vizinhas.

A Mostra está com inscrições abertas para curtas-metragens nacionais e internacionais, em formato não-competitivo. Realizadores interessados devem submeter suas obras gratuitamente até o dia 10 de abril por meio do site da Pontilhado Cinematográfico (http://www.pontilhadocinematografico.com.br/curtavazantes), que traz o regulamento completo, ou pelo FestHome (https://festhome.com/f/920).

Podem ser inscritos filmes brasileiros de até 20 minutos, finalizados a partir do ano de 2016, nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental, e realizados em qualquer formato (35mm, 16mm, digital, etc.), desde que possuam cópia de exibição em formato digital (MOV H264). O resultado da seleção será divulgado até o dia 15 de maio.

A V Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade tem parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, Fundação Fé e Alegria (Vazantes/CE), Fundação Antonio dos Santos Abranches (PE), Girafatur Turismo (CE) e Armazém Coral (PE).

Sobre Vazantes/CE

O Distrito de Vazantes é uma pequena porção administrativa que, juntamente com outros sete Distritos, compõem o município de Aracoiaba, situado na microrregião do maciço de Baturité, no Ceará. Vazantes possui uma população aproximada de 3.200 habitantes, sendo que 2.200 estão na sua área mais urbana e os demais na área rural.

A grande maioria das famílias é de baixa renda formada por trabalhadores cíclicos que vivem (ou sobrevivem) da agricultura familiar ou do trabalho doméstico temporário, sem renda fixa, servindo aos poucos assalariados da cidade como funcionários públicos, pequenos e médios proprietários rurais ou pequenos comerciantes de bares e mercearias. A população de Vazantes e comunidades vizinhas somam 10 mil habitantes, que não têm acesso ao cinema.

Serviço
V Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade
Inscrições abertas até 10 de abril de 2018
Data da Mostra: 04 a 09 de junho de 2018
Local: Comunidade de Vazantes, distrito de Aracoiaba, no Ceará
Site: http://www.pontilhadocinematografico.com.br/curtavazantes/