Festival Varilux de Cinema Francês traz o premiado “Cyrano de Bergerac”

Marco da cinematografia francesa, “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau, é o clássico do Festival Varilux de Cinema Francês deste ano. Inspirado na famosa peça de Edmond Rostand, a versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento. O filme, de 1990, já foi visto por cerca de 4, 8 milhões de espectadores na França e por 1,700 milhão no estrangeiro.

“Cyrano de Bergerac” acumulou diversos prêmios pelos festivais onde passou. Ganhou o Oscar de Melhor Figurino, em 1991, além das indicações para Melhor Ator (Depardieu), Melhor Filme Estrangeiro, Direção de Arte e Maquiagem. Em Cannes, o protagonista levou o troféu de Melhor Ator em 1990. No Globo de Ouro, em 1991, a produção venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro. E recebeu dez estatuetas do César, prêmio mais importante francês, entre elas as de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor.

O roteirista Jean-Claude Carrière e o diretor Rappeneau se dedicaram à adaptação da peça para o cinema. E relembram: “Não podíamos nos contentar apenas com imagens da peça. Queríamos dar a essa história que amávamos a dinâmica e a tensão de um filme. A verdadeira aposta, é que os personagens falam em verso”. Rappeneau acrescenta: “Os versos não podiam ser martelados demais, mas não deviam sumir totalmente, para não se perder a musicalidade. Era preciso evitar o estatismo e dizer os versos no movimento. Foi Depardieu, com seu gênio inigualável, que soube fazer isso primeiro e serviu de modelo a todos os outros”. No elenco estão ainda Anne Brochet, Vicent Perez, Jacques Weber

Na trama, Cyrano (Gérard Depardieu) ama escondido sua prima, Roxane (Anne Brochet), mas não ousa se declarar, pois pensa que sua feiura vai repulsá-la. Essa última, tomando Cyrano por seu confidente, confessa seu amor por um soldado, Christian (Voncent Perez), e o faz prometer protegê-lo. Consciente da sua falta de capacidade, Christian consegue que Cyrano escreva por ele suas cartas de amor à linda Roxane.

No ano em que completa dez anos, Festival Varilux de Cinema Francês irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores. Além de “Cyrano de Bergerac”, serão exibidas 20 produções da recente cinematografia francesa em todo o Brasil entre 6 e 19 de junho.

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades da cultura pop