Cineagaó exibe filmes de graça no Centro de Arte Hélio Oiticica

O Centro de Arte Hélio Oiticica apresenta todos os sábados de julho filmes de forma gratuita e que dialogam com a linha de pesquisa do centro de arte.

Nos dias 14 e 28, o Cineagaó exibirá filmes que se relacionam com a exposição “Junho de 2013: cinco anos depois”.

Em exibição até o mês de agosto, a mostra Junho de 2013: cinco anos depois faz uma retrospectiva sobre a produção crítica e visual dos últimos cinco anos a partir das manifestações de junho de 2013. A mostra inaugurou a nova gestão do CMAHO com a direção de Alice Alfinito e a curadoria de Daniele Machado e reúne trabalhos dos artistas: Ana Hortides, Adeilma Costa, Aleta Valente, Alex Frechette, Alice Ferraro, Atelier Sanitário (Daniel Murgel e Leandro Barboza), Bárbara Szaniecki, Beatriz Lohana, Camilla Braga, Carine Caz, Cecília Cipriano, Cianogaster Noctivaga, Daniele Machado, Davi Marcos, Emilia Estrada, Graziela Kunsch (participação não celebrativa de 2013), Guga Ferraz, Gustavo Speridião, Isabelle Cesário, Ivan Grilo, Jéssica Kloosterman, Jéferson, Juliana Notari, Marcela Cantuaria, Marina Florindo, Nelson Almeida, Pablo Meijueiro, Seus putos, Tavarez, Thiago Ortiz, Vô Pixa Pelada e Philippe Valentim. A Coordenação e Curadoria Geral é de Daniele Machado e Gabriela Lúcio. Cocuradoria de Camila Vieira, João Paulo Ovidio, Letícia Guerra, Marcela Tavares, Thatiana Napolitano e Thiago Fernandes.

Já no dia 21, às 16h, o Cineagaó fará uma sessão especial  Canal Plá e TV Maxambomba.  Criada em 1986, a TV Maxambomba foi uma das iniciativas pioneiras de TV comunitária no Brasil atuando por 15 anos com o desafio de realizar vídeos a partir de demandas da população da Baixada Fluminense e exibí-los em praças públicas. Hoje é referência para difusores audiovisuais comunitários como cineclubes e canais de youtube. Nessa sessão, que mistura vídeos da época com referências atuais, convidamos o Canal Plá e integrantes do CEPIP que participaram ativamente da TV Maxambomba. 

Programação Cineagaó (Julho):

*Dia 14, sábado, das 15h às 18h

Desmilitarize – O Estado Policial

Direção: Ludmila Curi

Brasil, 2014, 12 minutos, classificação: 16 anos

Sinopse: “DESMILITARIZE – O Estado Policial” é um curta-metragem com duração de 12min e 50seg. Também é uma produção independente feita entre 2013 e 2015 pela organização Justiça Global e dirigida por Ludmila Curi.

A partir de agora

Direção, roteiro e concepção: Carlos Pronzato

Brasil, 2014, 80 minutos, classificação: 16 anos

Sinopse: Filme que retrata os atos e manifestações que ocorreram Brasil afora em junho do ano passado. Um recorte histórico que não só contribuirá para compreendermos os acontecimentos de nosso passado/presente, como também para que ajamos perante nossa realidade que se mostra insuficiente para o bem comum.

*Dia 21, sábado, às 16h – Especial Canal Plá e TV Maxambomba

– História de Nova Iguaçu – TV Maxambomba;

– Dia da Baixada – Canal Plá;

– Websérie Trajetos #1 (Laís)  – Canal Plá;

– Websérie Trajetos #2 (casal)  – Canal Plá;

– Praça do Pacificador – TV Maxambomba;

– Sonhos de Criança  TV Maxambomba;

– Lula  – Canal Plá

Criada em 1986, a TV Maxambomba foi uma das iniciativas pioneiras de TV comunitária no Brasil atuando por 15 anos com o desafio de realizar vídeos a partir de demandas da população da Baixada Fluminense e exibi-los em praças públicas. Hoje é referência para difusores audiovisuais comunitários como cineclubes e canais de youtube. Nessa sessão, que mistura vídeos da época com referências atuais, convidamos o Canal Plá e integrantes do CEPIP que participaram ativamente da TV Maxambomba.

*Dia 28, sábado, das 15h às 18h

SESSÃO DE CURTAS: Coletivo Seus Putos (exibição de registros), Tupinambá Lambido e Coletivo Coyote Na Marcha das Vadias

Brasil, 2014, 4 minutos, classificação: 18 anos

Sinopse: Ação estético-política do Coletivo Coiote, na Cinelândia em 2013.

SERVIÇO: Cineagaó

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Auditório

Rua Luís de Camões, 68 – Centro – Rio de Janeiro, RJ Cep: 20060-040

Telefone: +55 21 2242 1012

Data:  todos os sábados de julho

Capacidade: 70 lugares

Visitação das exposições: de segunda a sábado, das 12h às 18h. Fechado aos domingos e feriados.

Email: cmaho.cultura@gmail.com

Facebook: facebook.com/cma.heliooiticica

Instagram: instagram.com/cma.heliooiticica

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades da cultura pop, geek e nerd.