Aficionado pela história da Máfia no Cinema, a Mafiosa Cervejaria lança mais um rótulo inspirado no clássico O Poderoso Chefão. “Leave the gun! Take the Cannoli.”, frase improvisada pelo personagem Clemenza – interpretação de Richard Castellano no filme de 1972 – fechou com chave de ouro uma irônica cena de crime na produção, conquistando destaque no roteiro e ganhando reconhecimento público do célebre diretor Francis Ford Coppola ao ator na época.

Hoje, a mesma frase serve de inspiração para o lançamento de uma autêntica Pastry Stout, estilo de cerveja que é tendência no mundo, tendo como referência a arte da confeitaria. Embora com características bem marcantes de uma RIS, encorpada, de cor escura (IBU 70) e teor alcoólico elevado (11%), o lançamento traz experiências sensoriais bem interessantes e lúdicas do estilo.

A sobremesa em questão é o Cannoli, clássico italiano de origem siciliana, que dá nome à primeira RIS – Russian Imperial Stout da cervejaria de Valinhos. A receita mais conhecida de Cannoli é a siciliana: uma espécie de canudo frito recheado com um creme de ricota temperado com casca de laranja. Porém, pode ser produzida diferentemente em diversas regiões da Itália, com adição de frutas cristalizadas ou chocolate em sua composição, mas no geral todas são finalizadas com um toque de pistache, em pequenos pedaços, na decoração.

Para reproduzir as características dessa tradicional sobremesa na cerveja, a Mafiosa trabalhou com maltes que remetem à lembrança de biscoitos – para lembrar o canudo, além da adição de baunilha, cacau, casca de laranja e pistache, esse último utilizado tanto na mosturação, quanto em conjunto com os grãos da maturação, na receita.

“Nossa intenção foi utilizar ingredientes essenciais da sobremesa na produção, para trazer o máximo de realidade e complexidade sensorial à cerveja”, comenta Guilherme Matheus, Sócio Fundador e cervejeiro da Mafiosa, que destaca o rótulo como o mais extremo já produzido pela cervejaria.

Como esperado, a “Leave de gun! Take the Cannoli.” traz aromas de chocolate, baunilha, biscoito, laranja e pistache, sabor torrado marcante, que remete mais ao chocolate do que ao café, com certo toque amendoado e adocicado provenientes dos maltes selecionados.

O lançamento, disponível em chope e garrafa rolhada de 375 ml, chegas ao mercado nacional na próxima semana, harmonizando perfeitamente com sobremesas à base de cremes de queijo, como Cheesecake, Tiramusú, bolo Red Velvet, Semifreddo e Bavarois, e queijos maturados, além de ter ótimo potencial para acompanhar charutos.

Como curiosidade aos apreciadores de barrel aged, a Mafiosa separou parte desta produção limitada para descansar em barricas, antes utilizadas com vinho do porto, para servir de base a um segundo rótulo, ainda sem data prevista para lançamento.

Sobre a cervejaria

A Mafiosa é uma cervejaria cigana de Valinhos – SP, que surgiu em agosto de 2015, tirando suas receitas das panelas do homebrewing direto para a produção na Cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista. Apaixonados pelas histórias da Máfia no cinema, seus rótulos são inspirados no tema, tendo como referência receitas da Escola de Cerveja Americana.

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades da cultura pop, geek e nerd.